terça-feira, 11 de outubro de 2011

Entrevista com Larissa Siriani

Oi galerinha! Tudo bem?


O post de hoje é sobre uma escritora que tem, com muito suor haha, conquistado seu espaço no nosso mundinho! E, eu, Kamila, consegui uma entrevista com a queridíssima Larissa Siriani!






Então, lá vamos nós!


1. Desde que época você já pretendia ser escritora?
Desde criança. Não vou dizer que nunca pensei em ser outra coisa – acho que todo mundo passa pela época em que quer ser veterinário, professor e dentista ao mesmo tempo – mas ser escritora nunca deixou de ser a primeira opção.


2. Qual o seu autor favorito e por quê?
Markus Zusak, por uma série de motivos. Ele é um dos poucos autores que conseguiu me conquistar tanto pelo humor quanto pelo drama. E a narrativa dele é uma coisa muito única, inexplicável.


3. Há algum autor de quem você não gosta?
Não desgosto de nenhum autor, apenas li livros que não me prenderam. A Alyson Nöel foi uma delas. Não gostei do único livro dela que li até agora, mas nem por isso deixo de gostar dela. Precisaria ler mais pra formar uma opinião completa.


4. Você tem três livros de publicação independentemente – Vermelho Sangue, Toda Garota Quer e Ardente Perigo. Como tomou a decisão de publicá-los você mesma? Foi/está sendo difícil?
Eu decidi publicar o primeiro (Toda Garota Quer) pra testar e porque estava cansada das respostas negativas. Resolvi investir naquilo que eu acreditava, e fiz isso com os dois seguintes pra ajudar a espalhar o meu trabalho. É uma decisão difícil, porque automaticamente implica em fazer quase tudo sozinha. Demorei muito pra me tornar minimamente conhecida, mas no final valeu a pena. Não teria tido a mesma recepção com o meu livro novo (As Bruxas de Oxford) não fosse por isso.


5. Pelo que eu li, há um livro seu que foi publicado esse ano pela Editora Multifoco. Como foi toda essa experiência envolvendo “As Bruxas de Oxford”?
Foi diferente e ao mesmo tempo parecido. Receber uma resposta positiva de uma editora me trouxe uma felicidade enorme, mas não foi só felicidade. Até o livro sair, foram quase um ano de trabalho meu e da editora. E por se tratar de uma editora pequena, boa parte da propaganda e divulgação ainda fica por minha conta, sem falar das vendas. De certo modo, ainda trabalho como autora independente – a diferença é que dessa vez tive suporte.


6. Ainda sobre “As Bruxas de Oxford”, você mandou o livro para muitas editoras antes de conseguir um "sim" para a publicação?
Eu honestamente não me lembro! Eu tinha inclusive me esquecido de que tinha mandado pra Multifoco até receber a resposta!


7. Além dos seus quatro livros já publicados, tem mais livros escritos? Estão disponíveis para leitura em algum lugar?
Tenho alguns livros e contos que estão disponíveis pra download na aba “Portfólio” do meu blog: HTTP://larissasiriani.blogspot.com


8.  Tem alguma ideia em mente para próximos livros?
Estou parada por enquanto. Meus esforços estão todos concentrados na continuação do “Bruxas” mas ainda pode demorar até eu terminá-lo. Até lá todas as minhas idéias estão engavetadas.


9.  Por acaso, você ainda encontra muita dificuldade para divulgar seus livros?
Ah, sim. Como eu falei, boa parte desse trabalho eu faço sozinha. Sempre que tenho tempo livre eu fico divulgando através do skoob, do twitter, do facebook e etc, mas não pode ser só isso, né? Tento comparecer a eventos literários sempre que posso pra divulgar também. É melhor porque acho que o leitor se sente mais atraído uma vez que passa a ver o escritor como alguém que realmente existe, e não só uma figura que ele viu na internet.


10. Em sua opinião, qual seria a melhor forma de combater o preconceito com os escritores nacionais?
O melhor jeito é lendo. Acho que ninguém pode combater esse preconceito além do próprio leitor. Enquanto ele não resolver dar uma chance pra um livro nacional, não vai dar chance pra nenhum e pronto. É uma pena que tanta gente ainda desacredite na qualidade dos livros brasileiros, mas essa barreira ninguém pode quebrar por ninguém.


11. Nesse mundão todo tem muita gente sonhando em ser escritor. Quais dicas ou conselhos você dá para quem também quer essa profissão?
Muito estudo, prática e paciência. Acho que é o que mais requer. Paciência pra ler, rever, rabiscar, errar, começar de novo, quantas vezes precisar. Estudo lendo, descobrindo técnicas boas pra melhorar a escrita. E prática porque o primeiro livro de ninguém é bom. É escrevendo que a gente aprende a escrever.


12. Aqui o espaço é seu para deixar qualquer recado ou lembrete e também divulgar seus trabalhos/blogs/etc, é claro!
Bom, primeiro, muito obrigada por esse espaço! Se é importante pra você, imagina pra mim!! Quero convidar todos os leitores a darem uma passadinha no meu blog (HTTP://larissasiriani.blogspot.com), onde além de saberem mais do meu trabalho vocês ainda vão poder dar uma olhadinha em contos e afins, e a me seguirem no twitter (HTTP://twitter.com/larissasiriani) pra ficar por dentro de todas as novidades, promoções e etc! Super beijo pra todo mundo!


E é isso gente. Comentem! Leiam os livros da Larissa! hahaha


Beijos.
Ká Andrade

6 comentários:

  1. não lembro se já li alguma coisa dela :~
    se ela postava os contos na nra provavelmente já :B
    aliás, a TB tá bem melhor como blog, viu meninas? parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gui ;D

    E sim, ela postava. Se eu não me engano, ela escreveu 3:33am, Nick *-* E valeeeu HSUAUSA

    ResponderExcluir
  3. ah, meninas, muito obrigada pelo espaço :D e que venha muito sucesso pro blog!

    ResponderExcluir
  4. Awww, que gracinha essa entrevista!!
    Acho a Larissa uma fofa, apesar de não ter lido nenhum livro dela!
    Mas pretendo mudar isso em breve, quero ler Toda Garota Quer, parece ser muito bom!! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da entrevista, parabéns!
    E MUITO sucesso pra Larissa! Li TGQ e achei bem levinho, legal. Logo em seguida ganhei o livro em uma promoção XD

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir