sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jane Austen: A vampira - Michael Thomas Ford

Editora: Lua de Papel 
Autor: Michael Thomas Ford
ISBN: 9788563066190
Número de páginas: 304
Sinopse: Jane Austen não morreu! Segundo este livro, a autora de "Orgulho e Preconceito" e outros clássicos do século XVIII  não morreu, mas vive hoje em uma cidadezinha no interior do estado de Nova York. Dona de uma livraria, vive frustrada por não receber os direitos autorais e ter o reconhecimento de suas obras de sucesso. Em Jane Austen: A Vampira, ela mudou o nome para Fairfax e sobrevive há 233 anos, porque foi mordida por um vampiro, quando se tornou imortal. Entre romances com o Lord Byron, que também é um vampiro, e tentativas frustradas de publicar um novo livro, Jane Austen, ou melhor dizendo, Jane Fairfax, envolve o leitor em uma divertida viagem ao universo literário, com personagens de outras histórias, de maneira inteligente e divertida!

   Sou muito suspeita para falar sobre qualquer coisa que envolva Jane Austen, pois sou completamente louca por suas obras! Apesar dessa não ser exatamente dela, eu gostei bastante.
"Eu adoro Austen" revelou Lucy. "Acho os livros dela maravilhosos. E se você me perguntar, eles não tem nada a ver com encontrar o Sr. Darcy, eles são sobre garotas que rompem convenções e correm atrás do que querem."

   A história mostra a dificuldade em uma pessoa de outro século se adaptar a uma vida totalmente "moderna", uma vida onde seu nome é utilizado a toda hora, em todo tipo de produto e ela não recebe nenhum reconhecimento por isso. E também como é complicado para alguém de 233 anos se apegar às pessoas e criar vínculos de amizade e afeto, quando você não pode viver mais de 10 ou 15 anos numa mesma cidade, sem as pessoas notarem que você não envelhece. Contrariando seus próprios pensamentos, ela acaba se envolvendo emocionalmente com sua funcionária Lucy, considerando-a uma grande amiga, até mesmo uma irmã, e também com Walter, por quem acaba se apaixonando.
   Todo autor, uma vez que é publicado, não quer parar. É o mesmo que acontece com Jane. Mesmo após sua "morte", ela queria publicar o livro que tinha escrito durante sua vida vampiríca: Constance. Após muitos anos de tentativas frustradas, ela finalmente consegue. Mas o aparecimento de outra escritora clássica, Charlotte Brontë, acaba complicando o lançamento de seu livro, e trazendo problemas para as pessoas próximas à Jane. (Não sou muito fã das Brontë, não sei se isso influenciou eu não ter gostado da sua aparição no livro, além de ter achado meio forçado a aparição de duas autoras "concorrentes").
   Os personagens são bons e interessantes. Gostei principalmente da Lucy, que para Jane é uma "reencarnação" de sua irmã Cassandra e que acaba se tornando sua confidente e companheira para os piores momentos. Mas o Lorde Byron, com um quê de mistério um pouco exagerado, tentando sempre se redimir dos erros que tinha cometido no passado, achei um pouco demais e não gostei dele.
   Ao meu ver, o final do livro dá a entender que terá uma continuação, o que acho desnecessário.


Beijo, Nic Kloss.
   

5 comentários:

  1. Eu consegui esse livro numa troca no plus, e não vejo a hora de ler. Jane Austen, uma Bronte e Lord Byron tem que ser bom. Adoro essa coisa de pegar personagens famosos da literatura e criar uma nova historia, assim como fizeram com os quadrinhos da Liga Extraordinaria. Eu tb adoro a Jane Austen, mas se tivesse que apontar meu preferido ficaria com a obras das Bronte, mas gosto cada um tem o seu. Otima resenha fiquei com mais vontade ainda de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler esse livro, na verdade antes preciso ler os livros da Jane, são desejos á muito tempo *-*

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Já li Jane Austen A Vampira e curti bastante. Abraços!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda!!!
    Ainda não conheço nada de Jane Austen, mas as minhas parceiras no Dose Literária sempre comentam sobre ela, esse livro com certeza entrou para a minha wishlist! ;)
    Você escreve bem, parabéns! ;)

    Promoção Madame Bovary + marcadores de páginas: http://doseliteraria.blogspot.com/p/promocoes_17.html

    ResponderExcluir
  5. Achei o blog muito fofo! ^^
    interessante esse livro, gostei.

    flor to seguindo seu blog, segue o meu?
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com/

    Bjs.

    ResponderExcluir