quarta-feira, 4 de abril de 2012

Água para elefantes - Sara Gruen

Editora: Arqueiro
Autora: Sara Gruen
ISBN: 9788599296158
Número de páginas: 272
Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski, vive numa casa de repouso cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos de Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É  também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: a primeira por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

   Eu assisti ao filme antes de ler o livro, e minha expectativa para lê-lo era grande. Eu tinha me apaixonado pelo filme, então, ficava imaginando qual seria minha opinião sobre o livro, que é sempre melhor. É claro que não me decepcionei.
   Essa é uma daquelas histórias de onde você tira uma lição de vida. Logo no início Jacob, perde seus pais e tudo o que eles tinham e sofre muito com isso, não conseguindo nem prestar as provas finais para se formar na faculdade de veterinária. Agora ele precisa se virar sozinho, então, por medo,  foge e pula em um trem em movimento - o trem do Circo Irmãos Benzini: O maior espetáculo da Terra. É a partir de então que sua vida muda drasticamente. Ele era um bom garoto, inocente, mas no circo, descobre uma realidade totalmente diferente da que estava acostumado a viver - onde nem todas as pessoas são boas e muito menos como aparentam ser, mas chegou a hora dele pensar melhor sobre as suas atitudes para não ser passado para trás.
   Apaixonar-se por Marlena é a melhor coisa que poderia ter acontecido com ele, ela é doce, encantadora e apesar de ser da "elite" do circo, trata e se preocupa com todos da mesma maneira. Tem uma história de vida tão complicada quanto a dele, e também teve que superar os problemas.
   A escrita de Sara é leve, sendo mais pesada e até sugestiva quando necessário. E esse fato é o que faz o leitor querer ler da primeira à última página de uma só vez! Os personagens são tão bem desenvolvidos que cada um deles me conquistou, até mesmo os que não aparecem tanto. Adorei a relação com os animais, mostrando que de fato eles entendem o que se passa em volta deles e sabem se relacionar com os outros, e Rosie, Bobo, os cavalos e todos os outros bichos me conquistaram. E também os cenários, enquanto lia, eu realmente me imaginava em um circo dos anos 1930.


XXX, 
Nic Kloss.

20 comentários:

  1. Queria muito ler esse logo quando foi lançado, depois pensei que era ruim (julguei o livro pela capa) e depois só vejo resenhas positivas... e a sua com certeza levantou minha opinião com relação ao livro...
    Acho que vou dar uma chance a ele =]

    Beijos.
    #Resenha falda.

    ResponderExcluir
  2. Eu também já assiti o filme e li o livro, mas gostei mais do livro, pareceu mais fantástico.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não assisti ao filme e também nem li o livro =/
    Eu to numa fila de espera pra ler, alguns me dizem que é bom outros me dizem que não, e eu fico na dúvida, mais esse ano eu leio =)

    http://thingsforyoutoenjoy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. esse livro é incrível, eu ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas quero ver.

    É aquele livro que você termina de ler e mesmo depois da última página continua a lembrar da história...

    Adorei a resenha!

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Eu tô com muiiiita vontade de ler o livro, vi o filme e me apaixonei !

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu decidi começar diferente de você "rs", li o livro primeiro e depois vi o filme que na minha opinião deixou um pouco a desejar, mas é claro que também teve os seus pontos fortes, esse é um livro que recomendo e muito. Parabéns pelo blog e já estou seguindo.

    Grande Abraço - http://weboysforlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. amei esse filme mais ainda nao li o livro

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro ainda, mais deve ser lindoo, já o filme é a coisa mais maravilhosa, chorei muittooo então imagine no livro.
    Parabéns pela resenha
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já li o livro e gostei. Não é um dos meus favoritos, mas vale a pena a leitura.
    Gostei da resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro, mas pelo filme tenho certeza que vou gostar!!

    Como vc disse tb acho que não vou me decepcionar!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei o filme, quero ler o livro logo *-*

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Estou louca pra ler esse livro, pela resenha ele parece ser realmente bom :) xx

    ResponderExcluir
  14. Morro de vontade de ler esse livro, mas ainda não tive tempo.
    viciadasliterariamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Vi o filme e adorei, agora quero muito ler o livro, costumo gostar mais dos livros do que dos filmes rsrs Vamos ver né. Gostei bastante da sua resenha, bjs

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante apesar de não ser do meu estilo favorito de leitura.

    ResponderExcluir
  17. Parece legal o livro. Também assisti ao filme antes e fico meio receosa de ler. Jacob parece ser daqueles personagens densos, que realmente poderiam ser qualquer um de nós :) ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Assisti o filme, comprei o livro e vou ler , todas as resenhas que eu li falam muito bem desse livro !

    ResponderExcluir
  19. Eu só gosto de assistir o filme depois de ter lido o livro. Mas estou muito ansiosa para lê-lo. Tomara que supere as minhas expectativas!!! *-*

    ResponderExcluir