quinta-feira, 12 de julho de 2012

20 dicas para conservar os seus livros

A Editora Universo dos Livros fez um post bem interessante sobre os cuidados que devemos ter com nossos livros para que eles permaneçam sempre bem cuidados, já que muitas vezes não sabemos o que fazer para deixá-los bonitos por mais tempo. 


20 dicas para conservar os seus livros:

  1. Quantidades em excesso de livros são pesadas. Dê atenção à espessura das prateleiras.
  2. Lembre-se que o livro deve ser constantemente manuseado. O simples ato de virar as páginas oxigena o material, evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. 
  3. Não guarde os livros em sacos plásticos. Isso impede a respiração adequada do papel.
  4. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa "proteção" causa mais danos que benefícios ao volume em médio e curto prazo. Esse papel transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo.
  5. Faça uma vistoria e limpeza anual. Retire todos os livros e limpe com um pano seco, depois limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes, pois os resíduos podem penetrar no papel.
  6. Deixe sempre um espaço entre a estante e a parede, pois a parede transmite umidade aos livros, e a umidade trás fungos.
  7. Armários e estantes devem ser arejados. 
  8. Estantes de metal são preferíveis.
  9. Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
  10. Em estantes de madeira, opte por revestir as prateleiras com vidro. Não use tinta à base de óleo.
  11. Não guarde livros inclinados, alguns aparadores podem mantê-los retos.
  12. Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato com as de couro.
  13. Nas prateleiras, os livros devem ficar folgados, sendo fáceis de serem retirados.
  14. Ao tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada. O ideal é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
  15. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, isso pode comprometer a estrutura de encadernação.
  16. Livros apertados na prateleira induzem sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas  e leva ao dano da encadernação. Livros apertados favorecem o aparecimento de cupins.
  17. A melhor posição para um livro é a vertical. Mas caso precise deixá-los na horizontal, tome cuidado para não sobrepor mais de três volumes.
  18. Não coloque o livro à luz do sol direta. O sol desbota e entorta as capas.
  19. Se for um livro antigo ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a desintegração do papel. Também não umedeça as pontas dos dedos ao virar a página.
  20. Não utilize fitas adesivas (durex, fita crepe) ou cola branca para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses produtos possuem alta acidez e produzem manchas irreversíveis no local aplicado.


Eu acrescentaria também nessa lista, que você também precisa ter muito cuidado com a pessoa para quem você vai emprestar os seus livros, pois a maneira que ela cuida também influencia no estado de conservação dele. Além de que é aconselhável não comer enquanto estiver lendo e também não riscar ou escrever no livro, tanto nas páginas quanto nas capas.
Quem me conhece, sabe que sou muito exigente na hora de emprestar, falo as diversas regras e cuidados que tem que ter e só empresto de a pessoa me jurar que cuidará do meu livro com a própria vida! rs.
Claro que ninguém consegue seguir todas essas dicas à risca, mas seguindo apenas uma parte dela já ajuda a deixar seus livros mais bonitos e bem cuidados!

Espero que aproveitem as dicas!
Beijinho,
Nic Kloss.

6 comentários:

  1. Bem legais as dicas, tem várias que eu já conhecia, mas algumas são novidade. É sempre bom manter os livros bem novinhos né? Beijos, legal o post ;]

    ResponderExcluir
  2. Esse post ajudou muito, as informações são muitos úteis. Tem coisas que eu nem sabia. Parabéns pelo post :D

    ResponderExcluir
  3. Conhecia boa parte das regras, mas a 15 e a 9, fico imaginando quem faz isso =p
    Essa limpeza anual que ele cita, eu geralmente faço a cada 2 meses, minha cidade (onde fica todos os meus livros) é muito úmida e fria, o que favorece ainda mais o desgaste dos livros.
    Eu tento dar muita atenção e carinho para eles também que ajuda né? "Doida falando"
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Aiin que boom eu marquei as dicas pq eu tenho mto medo dos meus livros estragarem
    AHUAHUAHUA
    Adoreei seu blog viiw =D
    bjOos

    ResponderExcluir
  5. Só não pratico a dica 19, que achei meio difícil, é complicado ir lavar as mãos antes de pegar em qualquer livro! As outras faço inconscientemente, pois não sabia que eram tão boas para os livros.
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! A número 3 foi a que mais me surpreendeu pois conheço MUITAS pessoas que usam para a proteção dos livros. Minha estante é de madeira, mas tem vidro o que dá uma proteção maior. Nic/Isa, espero que eu tenha cuidado bem dos seus livros, sempre tento cuidar dos livros dos outros como cuido dos meus (as vezes até mais hahaha). Me dá tanta raiva emprestar: já amassaram capa, já sujaram, já encaparam com plástico transparente sem permissão e tem gente com mais de dois anos com o livro e nada de me devolver... ai ai, agora só com muita confiança empresto!

    ResponderExcluir