domingo, 22 de julho de 2012

Nem tão teen: Jane Austen

A Nem tão teen é uma coluna onde postaremos livros com um fundo mais adulto ao que estamos acostumadas sobre aqui no blog. Assim, serão resenhas mais curtas e provavelmente de mais de um livro de cada vez.

Hoje, aqui na Nem tão teen, vou falar sobre dois dos livros mais conhecidos de uma autora muito famosa e que eu adoro: Orgulho & Preconceito e Razão & Sensibilidade da maravilhosa Jane Austen. Tudo bem que esses foram os únicos dois livros dela que eu li, mas sou encantada com a vida e as sinopses de todas as outras obras dela que ainda não tive a oportunidade de ler, e achei que ela merecia um Nem tão teen só para ela, pois apesar de os adolescentes não serem o público-alvo de sua escrita, ela os conseguiu conquistar de uma forma maravilhosa. (Minha opinião, hahaha)




Orgulho & Preconceito

Ler Jane Austen não é prático nem rápido e ao ler um livro dela, você já tem que ter isso em mente, afinal a escrita do século XVIII é diferente da que estamos acostumados atualmente. Mas apesar dessa "escrita diferente", não desmerece em nada sua obra que é cheia de ironia e humor sobre a época. Orgulho & Preconceito é um dos meus livros preferidos e é cheio de encantos da primeira à última linha. As coisas acontecem no momento certo, da maneira certa e com muito romantismo, daqueles difíceis de se encontrar nos dias de hoje. Talvez esse seja um dos muitos motivos de Mr. Darcy ser amado por tantas leitoras.
Avaliação: 5/5


Razão & Sensibilidade

Me decepcionei com esse livro da autora. Sinceramente, depois de ler Orgulho & Preconceito, esperava alguma coisa mais no estilo daquele livro, que é mais dinâmico e bem desenvolvido. Não é que Razão & Sensibilidade seja ruim, pelo contrário, é bom. Mas muito... parado sabe? Só teve um fato durante toda a história que realmente me surpreendeu. Enquanto eu lia (demorei quatro meses para ler o livro inteiro porque simplesmente não tinha vontade lê-lo!) já conseguia imaginar e pensar no que viria nas páginas a seguir e era muito raro quando eu não acertava! Se você ver a sinopse, já não é algo realmente inspirador (gosto de histórias de amor, não de histórias de casamentos arranjados por interesse). Apesar de cansativo, é uma boa leitura e a Elinor é uma personagem de personalidade forte, de uma maneira que muitas pessoas não o são hoje em dia, e deveria ser uma inspiração para todos.
Avaliação: 2.5/5

Vocês gostam de outros livros da autora?

Um beijo,
Nic Kloss.

3 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por Orgulho e Preconceito. E assim como você, não gostei tanto de Razão e Sensibilidade, é parado mesmo.

    Mas Orgulho e Preconceito é simplesmente, maravilhoso!

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da Jane Austen, mas Razão e Sensibilidade é bem fraquinha mesmo, os outros da autora sao bem melhores! Espero que goste quando ler =)

    ResponderExcluir
  3. Orgulho e preconceito é maravilhoso, dos outros livros dela não posso falar, já que ainda não li nenhum outro. Mas acho que vou passar longe de Razão e sensibilidade e pegar algum outro, pelo menos por enquanto ;)

    ResponderExcluir