quarta-feira, 4 de julho de 2012

O livro das coisas perdidas - John Connolly

Autor: John Connolly
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528615472
Número de páginas: 364
Sinopse: Após a morte da mãe, David, de 12 anos, passa a maior parte do tempo em seu quarto tendo com os livros como companhia. Quando eles começam a sussurrar para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, entra em um reino encantado, onde encontrará heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso.



Antes de qualquer coisa, gostaria de parabenizar a editora pelo ótimo trabalho feito. A diagramação do miolo é linda, encontrei pouquíssimas falhas de revisão e a capa, que imita couro, é maravilhosa. Dito isso, vamos ao livro: A narrativa de John é boa. Muda um pouco o foco, ás vezes apenas contando os fatos e os sentimentos dos personagens, e ás vezes conta como se estivesse falando com o leitor. É do tipo que te faz querer saber o que vem a seguir, mas não a ponto de ler desenfreadamente, pois é bem detalhista.
  Gostei muito de David, o personagem principal. No entanto, o autor não conseguiu me convencer de que um menino de 12 anos pudesse ter pensamentos tão maduros, e isso ficou um pouco estranho. Os outros personagens são bem caracterizados de maneira que chega a causar ao leitor raiva, segurança ou medo no momento em que o nome de um deles aparece.
  O final é bonito, mas um pouco corrido, já que a história se desenrolou tão lentamente. É interessante a forma como o autor interligou acontecimentos que se justificam e, ainda assim, criou um desfecho surpreendentemente assustador. Aliás, ainda que a história seja sobre uma criança, eu nunca daria para uma criança ler, porque tem cenas bastante fortes.
  Acredito que esse livro tenha dois lados em que pode ser julgado. Em primeiro lugar, é uma história sobre um mundo encantado, com feiticeiras, lobisomens, monstros e todo o tipo de coisa que uma criança poderia imaginar. Isso, por mais delicioso que seja e sempre será, é um tanto quanto clichê. O autor brinca com antigos contos de fadas como A branca de neve para criar um novo que acabou não sendo tão original assim. No entanto, do outro lado da história, vemos uma criança que aprende lições sobre lealdade, amor, medos, sonhos e sobre como eles podem transformar uma pessoa. É sobre a maldade humana e sobre a vida, o que me deixou maravilhada.
  No geral, é uma ótima história onde se mergulhar.

Avaliação: 4/5

- Não acredita muito nas pessoas, não é? - perguntou David.- Não acredito muito em nada. - respondeu Rolando. - Nem mesmo em mim.

 Beijinhos,
Ná Mazzilli

9 comentários:

  1. Ganhei esse livro semana passada em uma promoção de um blog, e to ansiosa pra ler. A maioria dos comentários que vejo são positivos, e o livro em si me atrai muito(capa linda!).

    ResponderExcluir
  2. Estou a bastante tempo namorando esse livro,e depois do seu post decidi que vou correndo compra-lo.Adorei seu blog,já o estou seguindo e gostaria de te convidar para conhecer o meu,desde já agradeço.beijos!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. achei a capa desse livro bem legal,chama atenção, gostei da resenha e fiquei tentada a ler ^^
    estou seguindo seu blog ;D

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro!! Eu vi ele na livraria e realmente, é muito bonito.

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Concordo em alguns pontos, discordo de outros! (Por isso adoro ler resenhas de livros que já li, aí sim o comentário é, de fato, um comentário!. Creio que o fato de o protagonista com apenas 12 anos ser tão maduro, provém exatamente de suas experiências nada sutis: A perda da mãe tão amada, o fato de o pai ter se casado novamente, o período em que a história se passa... Essas coisas com certeza mudam a vida de uma criança, que se viu sozinha com os livros à sua volta. Verdade, a narrativa é lenda e mágica, maravilhosa! Mas não achei de modo algum que se tornou clichê, muito pelo contrário! Toda essa "fantasia" é literalmente uma fantasia: camufla o significado real do livro, essa história tão sincera, humana, e linda!
    Um beijão! Ni, Ninhada Literária.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa, eu sempre me deparava com esse livro pelas livrarias, achei o título e a capa duas maravilhas, mas não sei o por que nunca li a sinopse. Me encantei agora pelo livro, adoro livros sobre mundos encantados, nem costumo pensar muito antes de ler! ótima resenha, Ná ;)

    Beijos
    Mih - http://www.CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  7. acho que tem muitos livros saindo agora com personagens de 12 anos sendo extremamente maduros e não estão convencendo, assim como no livro Amanhã você vai entender.
    Mas além disso os dois tem outra coisa em comum: capas e títulos que chamam muito a atenção! ainda não li esse mas parece ser bom

    ResponderExcluir
  8. Ah! Eu gostei da temática desse livro e muitos livros de dizem infantis nem sempre são para crianças por terem coisas fortes demais. Eu amo mundos encantados e essa capa é muito bonita.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  9. Gostei desse livro, me interessou bastante. Vou até adicioná-lo na minha listinha de leituras futuras, haha!

    Abraços,
    Laura.
    http://resenhasdalau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir