quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A menina que não sabia ler - John Harding

Editora: Leya
Autor: John Harding
ISBN: 9788562936111
Número de páginas: 282
Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada por seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Incrível como eu li esse livro rápido. E o mais incrível é que não gostei da história taaaaanto assim para essa ser uma justificativa. A história é boa, mas quando você pega a capa e o título não parece ser uma história um tanto quanto "sinistra", parece ser uma história bem fofinha sobre uma menina que não sabia ler. Mas não é nada disso.
Florence parece ter tido uma infância difícil ao perder os pais e ser criada por um tio que ela não sabe quem é e a proíbe de ser ensinada a ler. Após descobrir uma biblioteca escondida na casa onde mora e o irmãozinho ter sido mandado para um colégio interno, Flo começa a passar horas na biblioteca e aprende a ler sozinha. Então, começa a se aventurar nos milhares de livros que aquela biblioteca secreta pode lhe oferecer.
Eu senti que toda a desconfiança que Florence passa a ter das pessoas e um pouco da sua falta de sensibilidade começa a partir desse momento, em que ela começa a ler. Acho que todas as histórias influenciaram no seu modo de pensar, de agir, de sentir e a levaram a ser uma menina fria (vou parar com os comentários por aqui porque não quero dar spoilers).
No geral, achei a escrita boa, os capítulos eram curtos e davam sequência à história. Acho que esse livro só não ganhou uma nota melhor por não ter sido nada do que eu esperava e ter me decepcionado com o caminho que a história tomou. Vale a leitura se esse estilo te atrai. :)

Avaliação: 3/5


Beijo,
Nic Kloss

5 comentários:

  1. Estou ansiosa para ler esse livro, minha amiga leu e disse q era ótimo, mas acho que você não gostou por que criou muita expectativa no livro.

    Um xero,Ana.
    ideiaampla.blogspot.com.br

    P.S.- Tá rolando um sorteio no meu blog, passe lá para conferir.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas me parece interessante..

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu sempre achei que a história desse livro fosse bem o que você falou, fofinha sobre uma menina que não sabia ler!
    Incrível como não se pode julgar um livro pela capa e título

    ResponderExcluir
  4. Nossa, completamente diferente de como eu imaginei que esse livro fosse. Isso agora me lembrou quando peguei A Menina que Roubava livros para ler - não sei o que exatamente eu esperava encontrar naquele livro, mas definitivamente não foi o que encontrei.

    ResponderExcluir
  5. Também me senti enganada pela edição brasileira, haha. Comprei esse livro por impulso, já sabendo que não ia ser um dos melhores da minha vida... Mas mesmo o livro não fazendo meu gênero e tendo sido enganada, li rápido como você, haha. Acho que não podemos negar que a leitura é fluida...

    Beijos!
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir