terça-feira, 4 de setembro de 2012

Hábitos literários

Todos nós quando lemos, temos algumas coisas que preferimos fazer. Alguma posição que ficamos mais confortáveis, um lugar especial, o momento certo para a leitura. Tudo isso, na verdade, pode ser considerado um hábito literário.
Resolvi compartilhar com vocês, alguns hábitos que eu percebi que tenho, e que talvez vocês tenham também!

Meus 9 hábitos literários:

  1. Não consigo usar a orelha do livro como marcador de página. Acho que estraga completamente o livro e me recuso a usá-la. Uso sempre um marcador que ganho nas livrarias ou outros locais, e às vezes até faço alguns. Quando empresto livro para alguém, sempre coloco um marcador dentro para a pessoa também não usar a orelha do livro.
  2. Nunca saio de casa sem levar um livro junto. Por mais que eu saiba que eu não vá ler no local aonde eu vou, saber que tenho um livro na minha bolsa para algum momento de distração me conforta.
  3. Leio em qualquer lugar mesmo que esteja muito barulho. Consigo bloquear os sons enquanto estou lendo e às vezes precisam me chamar 4 ou 5 vezes para eu perceber que estão falando comigo.
  4. Quando leio em meu quarto, quase sempre leio deitada de lado na cama, com o livro apoiado nela.
  5. Não gosto de livros com fontes pequenas ou coloridas, uso óculos e isso atrapalha a minha visão.
  6. Adoro reler livros, não importa quantas vezes já tenha lido antes. Se estou com vontade de relembrar determinada história, vou ler o livro novamente.
  7. Adoro me identificar com fatos que estão acontecendo com o protagonista, faz com que eu me sinta mais envolvida pela história. Pode ser apenas o nome do mocinho, ou algum filme que gostamos em comum, ou qualquer outro fato que me relacione a ele.
  8. Prefiro ler de dia, com a luz do sol. Mas claro que não recuso uma boa história à noite, antes de dormir.
  9. Quando vou ler livros que são de série, ou em sequência, eu sempre releio os anteriores antes de ler o último.

Listei apenas alguns dos meus hábitos aqui para vocês, os que eu achei mais interessantes, claro que tenho muitos outros! rs.

Temos algum hábito literário em comum? Quais são outros que vocês têm? Me contem!

Beijinho,
Nic Kloss.

8 comentários:

  1. Me identifiquei muito com o seu número 1. Não uso a orelha, odeio isso. Marca, fico feio... Eu empresto com marcador e recomendo, pq vai que a pessoa não se liga? rs!
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho os mesmos hábitos que o seu: 1, 2, 3, 4 e 7

    ResponderExcluir
  3. Concordo muitíssimo com o número 1)!!! hehehe Também não consigo usar as orelhas dos livros como marca páginas, e também não gosto de fontes coloridas :/
    Me identifiquei bastante!
    Beijão! Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também não uso as "orelhas" dos livros, ficom com muita dó, e todos os meus amigos que eu sei que usam, o livro fica muito feio, como se não fosse bem cuidado =/

    http://sonhosdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. E eu tinha que ficar competindo com o livro quando nos víamos né loirinha!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  6. Alguns habitos se assemelham aos meus, mas outros são o oposto. Por exemplo, prefiro ler a noite, não consigo ler em barulho, e se for de TV, pior ainda e por ai vai.

    Gostei, to seguindo seu blog ^^

    _
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hábitos literários, todo mundo tem.
    Eu tenho umas manias bem estranhas e uma delas é que eu não leio em casa.
    Quero dizer, eu até leio, mas prefiro ler fora.
    Em casa sempre tem coisa pra me distrair, é mãe que chama pra ajudar, é cachorro que late. Sempre tem uma coisa pra atrapalhar minha leitura. Então eu prefiro ler no caminho pra escola e etc.
    Em semana que tem feriadão minhas leituras SEMPRE atrasa porque eu não consigo dar total atenção aos livros D:
    Fora outras manias do tipo não parar da metade de um capítulo e etc.

    ResponderExcluir
  8. Compartilhamos do hábito de não marcar o livro com a orelha, e confesso, que não é só isso, mas também, acho feio quem faz, rs, acho que destroi o coitado do livro, SHAHSAUHSAHU. Ah, e apesar de não ser sempre, costumo levar um livro na bolsa também, haha.
    Não consigo ler em movimento, seja em carro, ônibus ou qualquer outra coisa, simplesmente não consigo, fico super enjoada, essas coisas.. Não gosto de reler livros e prefiro ler a noite do que de dia, haha.
    Um beijo!

    ResponderExcluir