segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Emma - Jane Austen

Autora: Jane Austen
Editora: Bestseller
Número de páginas: 460
ISBN: 8571236186
Sinopse: Certa de que permanecerá solteira pelo resto da vida, Emma Woodhouse esquece os próprios anseios amorosos e passa a se dedicar aos sentimentos dos rapazes e moças que a cercam. Em sua atuação como "casamenteira", incorpora os costumes da Inglaterra vitoriana: apóia, aprova e desaprova namoros conforme conforme seu juízo de valores - fundamentado nas rígidas normas morais da época. Mas o amor escolhe caminhos que nada têm a ver com preconceitos sociais, e esta é uma verdade que Emma sequer desconfia que terá de enfrentar.



Emma Woodhouse e seu pai são os mais nobres no vilarejo onde moram e por isso respeitados por todos os seus vizinhos, e sempre convidados para os eventos que a sociedade dali promove. Sendo assim, Emma conhece a todos e desperta a paixão de vários cavalheiros, que sabem que ela não tem o desejo de se casar para sempre cuidar de seu debilitado pai.
Ela não gostaria de se casar, mas adora arranjar casamentos para os outros, e acredita que tem um maravilhoso dom para isso. Depois que o relacionamento de sua governanta com um viúvo da cidade se transforma em casamento devido à sua intervenção, Emma decide que agora é a vez de sua mais nova amiga: Harriet. Uma garota que não possuiu muitas qualidades naturais, mas que será treinada por Emma para se tornar uma dama. 
Todos concordamos que não é fácil ler um clássico, o tipo de narrativa é desgastante e quem gosta precisa ter paciência e perseverança para lidar com o vocabulário e modo de falar de séculos atrás. Esse livro me exigiu ainda mais "cuidado" durante a leitura, do que nos outros do mesmo estilo que eu já li. E isso por um motivo: tem muitos personagens com o mesmo sobrenome, ou até mesmo parecido. E como o tratamento é feito por "sr., sra., srta. e etc" acaba confundindo demais e às vezes eu me perguntava: Ué, com quem (ou muitas vezes sobre quem...) a Emma está falando?
Gostei da maioria dos personagens, um ou outro que me desagradaram um pouco - mas também, eram os "antagonistas" da trama. A descrição das paisagens são lindas, não muito detalhadas, apenas o suficiente para que você consiga se ambientar.
Dos três livros da autora que eu já li, esse não é o melhor, nem o pior. Com um enredo tranquilo e simples, é uma leitura válida para sair da "mesmice". Afinal, Jane Austen é Jane Austen.

"E, então, isto tudo será uma boa lembrança do passado, pois dizem que todo mundo se apaixona pelo menos uma vez na vida, e devo deixar que a minha paixão se acabe com naturalidade."

Avaliação: 4/5

Beijinho,
Nic Kloss.


3 comentários:

  1. Te indiquei para dois selos: http://resenhasdalau.blogspot.com.br/2013/01/o-blog-ganhou-mais-dois-selos.html

    ResponderExcluir
  2. AIAI só mesmo aqui para eu ler uma resenha e me interessar em ler Jane Austen! Nunca tive vontade de ler nenhum livro da autora, mas vcs conseguiram fazer com que eu pelo menos pense no assunto! HAHA Ótima resenha! Parabéns!

    Murilo - Books All Over You

    ResponderExcluir
  3. Jane Austen nunca conseguiu me conquistar. Uma pena porque várias pessoas amam os livros dela :/
    Beijo

    ResponderExcluir