terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Apaixonada por palavras - Paula Pimenta

Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutemberg
Número de páginas: 160
ISBN: 9788565383752
Sinopse: Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras.




Não existe um padrão a seguir para uma resenha de um livro de crônicas, e não tem como fazer um comentário sobre cada crônica que ele contêm, é preciso se analisar o livro no geral.
Antes de mais nada, quero dar uma atenção especial a capa do livro, que eu achei a mais bonita dentre os livros da autora. Simplesmente dá vontade de comer M&M's enlouquecidamente durante a leitura! Que também é deliciosa. 
Há duas maneiras de ler o livro: pausadamente, lendo uma crônica aqui e outra acolá, ou devorando, que foi a maneira que li. É muito legal, que dessa maneira, dá pra observar o desenvolvimento do estilo de escrever da Paula, o amadurecimento da escrita comparando a primeira crônica do livro, que é de 2000, com a última, que é de 2009.
Confesso que não gostei de todas as crônicas. Depois que eu li algumas, fiquei me perguntando porque esta teria sido escolhida para entrar no livro ao invés de outros tantos textos que a autora deixou de fora. Entretanto, tinham alguns que pareciam ter sido escritos para mim, que me tocavam com situação semelhantes às que já passei ou estou passando. Esse é o grande diferencial desse livro: você sabe que ele é real. Que a autora passou por todas aquelas sensações e as "desabafou" no papel. E esse pensamento dá uma sensação de intimidade, que poucos autores são capazes de me proporcionar.
É um ótimo livro para ir "beliscando" depois que você lê pela primeira vez. Basta ir no índice, e escolher uma crônica cujo título goste ou se identifique e ler em 2 minutinhos, que a sensação será maravilhosa.

Avaliação: 4/5

Beijinho,
Nic Kloss.

8 comentários:

  1. Nunca li um livro de crônicas, mas amaria iniciar por esse! *-*
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoooooro livros de crônicas, até ia comprar um do CFA, "O ovo apunhalado", mas aí desisti. Parece ser muito interessante esse livro, vou colocar na minha listinha rsrs. Gostei da resenha também (:
    Beijos,
    Renata.

    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já li FMF, mas este não.
    Parece ser ótimo!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Tem uma tag pra você: http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/2013/02/tag-entrevista.html

    ResponderExcluir
  5. Já li FMF e adorei. A escrita da Paula é deliciosa e é impossível não querer mais.
    A capa meu deu muita vontade de comer M&M's. Imagine se eu tivesse ele em mãos...

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Vou seguir o comentário da Clara Beatriz..
    Nunca li um livro de crônicas. Talvez seja pelo fato que gosto de um enredo propriamente dito, mas eu tenho que experimentar para saber, né!
    Vou procurar saber mais deste livro. Obrigada pelo post (:

    Beijos
    http://luizando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sou fã da Paula desde sempre, adoro os livros e as capas, mas esse eu ainda não li acredita, sou mais fã de enredo mesmo, como as meninas disseram, mas quero ler um dia, acho que pausadamente pra não confundir, mas quero sim. Beijo

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  8. Ja tinha visto esse livro por ai, mas nunca parei para ler do que se tratava! Fiquei muito curiosa agora! Quero lê-lo *-*
    Otima resenha, adorei!
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir