segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O lado bom da vida - Matthew Quick


Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 256
ISBN: 9788580572773
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.



Não sei se, de novo, conseguirei me expressar de forma clara. O livro é muito bom? É, claro que é. A história é bem construída, os personagens te ensinam coisas novas a cada página e há muita coisa com que você acaba de identificando. Mas, infelizmente, não gostei de nenhum personagem. Sabe, aquela paixão e carinho que você cria conforme vai lendo? Aquele sentimento de defesa e proteção, de compreensão e etc? Nenhum dos personagens de O lado bom da vida me conquistou dessa forma. Mas, ok, vamos lá.

Pat Peoples acha que estava no lugar ruim pois Nikki, sua mulher, precisava de um tempo separado dele. Ele acredita que todas as coisas tem seu lado bom e apesar de saber que é "mentalmente perturbado", ainda alimenta esperanças infinitas de que toda a sua vida vai voltar a ser como era - ele apenas será uma pessoa melhor.

Porém, quando a mãe o tira do lugar ruim e ele se vê em casa, sua realidade muda um pouco. O pai de Pat não é uma pessoa fácil, temperamental e pouco sensitivo, distribui mau humor e comentários desagradáveis em relação aos problemas que o filho enfrenta. Jack, irmão mais novo de Pat, aparentemente mudou sua vida de forma drástica - agora ele se veste muito bem e tem bastante dinheiro. E a mãe dele resolve tomar decisões importantes no decorrer do livro apenas tentando ajeitar as coisas na sua família.

Mas não é só isso. Ainda tem Cliff, o novo terapeuta, um cara diferente e extremamente interessante, que mostra ser amigo e compreensivo sem deixar de expor suas opiniões e ajudar o protagonista com todos os seus problemas. E há também Ronnie - melhor amigo de Pat - que sumiu depois que ele foi para o lugar ruim, que agora além da esposa que já não gostava de Pat tem uma filhinha linda.

Pat não tem noção de quanto tempo passou no lugar ruim e ao perceber o tanto que perdeu de sua vida as coisas ficam um pouco bagunçadas. Apesar disso, ele encontra nos exercícios (adquirindo uma vida melhor pela Nikki!), uma forma de organizar seus pensamentos e se controlar. E é também nos exercícios, que ele conhece Tiffany (cunhada de Ronnie), que se torna uma incógnita, uma amiga e alguém que passou pelas mesmas dificuldades de Pat.

E, é com Tiffany e sua personalidade complicada, que Pat aprende muito mais. É com a ajuda dela, que ele se vê mais realizado, e está finalmente alcançando seu objetivo - Nikki. Porém, infelizmente, nem tudo é o que parece ser. Pat leva "um murro na cara" com a realidade e aí o jogo vira do avesso. Está nas mãos dele decidir se finalmente vai seguir em frente, ou não.

Avaliação: 4/5


"Eu ainda a amo. Sempre a amarei e só agora estou pronto para provar meu amor por você."

Beijos,
Ká Andrade

8 comentários:

  1. Eu estou louca para ler o livro! Quero ver o filme, mas não antes de conhecer a história :P Uma pena essa parte dos personagens, gosto quando crio um sentimento por eles :/
    beijosss
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Omg, muita gente falando sobre este livro. Estou com uma pitada de vontade de ler, mas confesso que não estou esperando muita coisa desse livro :/

    Um beijo! :*

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro e o filme. Muito bom o romance! E passando aqui pra aproveitar e dizer que deixei um selinho literário pra vc, dá uma passadinha lá no meu blog e confira. http://suzycamposmachado.blogspot.com.br/2013/02/selo-literario-2013.html

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ká, estou muito curiosa quanto esse livro ao mesmo tempo que tenho uma certa resitência por causa da capa, acredita? Não gosto de livros com o poster do filme e nesse caso me incomdou tanto que não me sinto tentada.
    Já li muito comentários positivos e quem sabe acabo mudando de ideia.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Olá, pena que não gostou tanto. Eu adorei o filme e estou curiosa para ler o livro. Muito boa resenha.

    Beijos Fran Borges

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uool postei hoje no blog que esse era um dos filmes que eu queria assistir esse mes, embora eu tenha comprado o dvd mas esteja com outra pessoas, vontade naão falta.
    http:/www.katiebittencourt.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda estou em duvida a respeito desse livro, já li varias resenhas negativas e varias positivas. Não sei se leio ou não.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já assisti ao filme e adorei!!! Mas me falaram que o livro não é tão bom assim, então estou um pouco em dúvida se leio ou não...

    ResponderExcluir