segunda-feira, 11 de março de 2013

O que aconteceu com o adeus - Sarah Dessen

Autora: Sarah Dessen
Editora: iD
Número de páginas: 424
ISBN: 9788516081720 
Sinopse: Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela primeira vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que ela seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir. 



Mclean tem uma vida complicada e uma má relação com a mãe desde o divórcio dos seus pais, dois anos atrás, e com isso, ela acaba se mudando de cidade constantemente com seu pai, para salvar restaurantes que estão prestes a serem fechados. Em cada uma dessas cidades que ela mora, a garota assume uma nova personalidade, diferente da anterior e não se despede de ninguém que conheceu ao deixar tudo para trás novamente. E em cada cidade que chega, é um recomeço.
Mas na cidade atual, por um descuido, a garota acaba sendo ela mesma. E não sabe como lidar com isso, pois sua própria personalidade estava guardada há tanto tempo que ao vê-la tão vulnerável, Mclean não soube como reagir, ainda mais que um garoto despertava nela o que ela jamais queria: um desejo de se relacionar.
Não é um livro profundo. Mas é agradável. Simples e tocante com todos os problemas da protagonista com sua mãe, não tem como deixar de pensar em como nos sentimos com relação aos nossos próprios pais (afinal, quem nunca teve complicações com eles?), ou sobre os nossos amigos e o que amamos em cada um deles. E como as decisões que tomamos sobre nossas vidas transformam-nos na pessoa que realmente somos - inevitavelmente não a que gostaríamos de ser.
Comecei a leitura com mil expectativas por conta da escrita da autora, que é muito comentada positivamente aqui na blogosfera. Confesso que não me decepcionei. Dessen escreve de uma maneira deliciosa, misturando o passado com o presente de uma forma que não confunde e deixa a história coerente, sendo que você consegue perceber um traço de realidade na forma como ele é narrado, como se ao estar em um local, a protagonista estivesse lembrando dos fatos que ainda não foram narrados mas já aconteceram e apenas refletindo sobre eles.

"Seu passado é sempre seu passado. Mesmo que o esqueça, ele se lembra de você."
Avaliação: 4/5


Beijo,
Nic Kloss.

15 comentários:

  1. Acho que tudo o que eu preciso, às vezes, é de um livro agradável. Nem sempre precisa ser profundo, e agora fiquei com vontade de ler O Começo do Adeus. Vejo muita gente elogiando a Sarah e, como não acompanhei nenhum estouro instantâneo de sucesso, quero ler algo dela. Gostei muito da resenha :D

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  2. É uma ideia interessante, legal quando você diz que ela esquece de não ser ela mesma, enfim a menina consegue viver? rsrs

    Não conheço o livro, e fiquei curiosa =)

    bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nic, nunca li nenhum livro da Sarah e pelos vários comentários maravilhosos tenho muita curiosidade. Espero poder ler o mais rápido possível e gostar bastante como acontece com a maioria dos leitores.

    Beijos
    Caline Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da sua resenha, eu já tinha vontade de ler o livro, agora quer lê-lo o quanto antes. Parabéns! Beijos.
    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha curta e objetiva. Faz tempo que quero ler esse livro, mas o preço ta alto. Quem sabe numa promoção eu compro.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei muito não, mais quem sabe mais pra frente eu leria ne? rs
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!! A trama não me interessou muito, mas parece uma leitura bem leve, talvez um dia eu o leia!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  8. Aprece ser um livro interessante. È bom você não ter se decepcionado porque vou comprar para ler!^^
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  9. Não estou procurando profundidade, e sim leveza! É... Eu poderia incluir este livro na lista. :3
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  10. Nossa mais uma resenha positiva!! Adorei sua resenha!! Quero ler essa autora a um bom tempo vou tomar vergonha na cara e ler!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Nic.
    Ainda não li nada desse autora mas tenho vontade. Depois dessa resenha tão positiva talvez eu comece por esse :)
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nic! Ainda não li nada da autora, mas acabei de comprar um livro dela Just Listen, exatamente por esses comentários tão positivos que já vi. Gostei muito da resenha. A história parece leve e a narrativa gostosa.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Nic!
    Ainda não li nada da autora, mas o livro me pareceu bem cativante. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler e saber um pouquinho mais sobre a vida de McLean!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Os livros da Sarah Dessen parecem ser mesmo de uma leitura muito fluida e divertida. Ainda não li nenhum para saber com certeza, mas dá para ver pelos comentários na internet que é uma autora que agrada bastante.

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler algum livro da Sarah Dessen e esse parece ser ótimo! O livro me encantou desde o nome, muito criativo <3

    Beijos,
    Blog Rosa & Amarelo
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir