terça-feira, 16 de abril de 2013

Extraordinário - R. J. Palacio

Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Número de páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.





 Imagine essa história: Um garoto tem uma doença, e certo dia seus pais resolvem que é hora dele ir para a escola. Ele vai, mas começa a sofrer bullyng e precisa enfrentar seus medos e essas pessoas que o maltratam, mas por sorte tem a ajuda de uma garota simpática e de sua família maravilhosa. Parece clichê e previsível. E é.

 Um assunto clichê pode ser abordado de duas formas: com uma escrita chata, personagens superficiais e acontecimentos tão previsíveis quanto o tema, numa tentativa de lucrar em cima do óbvio; mas também pode ter uma escrita interessante, personagens humanos, fatos surpreendentes e um decorrer delicioso, numa tentativa bem sucedida de criar "melhor do mesmo". Extraordinário se encaixa na segunda categoria.

 O livro é dividido em pontos de vistas diferentes, tem capítulos curtinhos e, sem necessariamente narrar dia após dia, conta o desenrolar da história de Auggie. Ele é bem-humorado e muito sincero consigo mesmo, mas também é mimado como outra criança na situação seria. Seu pai é o cara mais bacana do mundo e a Via, sua irmã, é uma garota de 15 anos como qualquer outra, o que a torna muito legal para o menino.

 Li a história em apenas um dia, me apaixonei por alguns personagens (o Justin e a Via são amores), adorei as várias citações de livros, filmes e "preceitos", frases de efeito que o professor de inglês fazia com que os alunos pensassem sobre. Depois eu ainda reli alguns trechos porque me sentia órfã dos personagens e dessa escrita deliciosa.

Avaliação: 4.5/5

"Minha mente gira com isso, mas então surgem pensamentos mais suaves, como um terceiro violino em uma sinfonia de cordas. não, não é tudo um acaso. se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. e o universo não faz isso. ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. como com pais que amam cegamente. e uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. e um garotinho de voz grave que perdeu dois amigos por sua causa. e até uma garota de cabela rosa que carrega sua foto na carteira. talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. o universo cuida de todos os seus pássaros."

Beijo,
Ná Mazzilli 

7 comentários:

  1. Eu quero muito ler Extraordinário =D
    Parece ser uma história linda cheia de lições e com quotes lindos também! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  2. Eu também li o livro em um só dia e me apaixonei LOUCAMENTE pelo enredo! Até fiz uma resenha bem apaixonada para o mesmo, se você quiser ler!
    Eu apenas queria abraçar o Auggie e não soltar nunca mais!!! Rsrs
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Esse livro parece ser ótimo, estou super curiosa para lê-lo. Espero gostar assim como você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oie ...
    Eu já tinha visto esse livro mais nunca imaginei que a estória fosse essa rsrs *_*
    acho que o que me encantou foi o título e tbm a capa que é bem interessante, mais tbm não posso negar que gostei da sua resenha, curta mais bem direta estou louca para ler Extraordinário =D
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova...e apresentação na nossa mais nova integrante!
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muito bom
    Tem uma estoria bem diferente e ao mesmo tempo tão comum para muitos jovens querendo se encluir

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. É uma história apaixonante! <3

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha..Simples e objetiva. Quero muito ler esse livro, realmente parecer ser um livro ótimo.
    brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir