sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nem tão teen: Sangue no Verão - Mons Kallentoft

Autor: Mons Kallentoft
Editora: Benvirá
ISBN: 9788564065901
Número de páginas: 488
Sinopse: É o verão mais quente de todos os tempos na província de Östergötland, no centro da Suécia. A cidade de Linköping sofre com uma bolha de calor, e nas florestas próximas eclodem os piores incêndios jamais vistos na área. Numa manhã, bem cedo, uma garota de catorze anos, é encontrada nua e ensanguentada, no maior parque da cidade. A jovem não se lembra de nada e não existem muitas pistas no local para a inspetora Malin Fors e seu colega Zeke seguirem. Mas quem foi que telefonou e contou onde iriam encontrar a garota e o que, realmente, aconteceu com ela?
Malin, que tem uma filha mais ou menos na mesma idade da jovem, fica muito consternada com o caso. Ao mesmo tempo, outra garota é dada como desaparecida pelos pais e, logo a seguir, faz-se uma nova descoberta numa praia fluvial, fora da cidade. O verão mais quente se transformará, em breve, num verdadeiro inferno.


Assim que comecei a ler o livro, já passei a pensar se o colocaria como resenha "normal" ou no Nem tão teen. No final, escolhi a segunda opção e vou explicar o motivo. Bom, vamos lá.

Esse livro é narrado em terceira pessoa e gira em torno (principalmente) da detetive Malin Fors. Não é um romance doce, muito menos uma pequena escrita sobre crimes sexuais. É o pesar de ambos. Mons tem uma escrita difícil e suja (me sinto velha falando assim, mas não indico o livro para meninas de 12 anos) e os fatos mostrados no livro são pesados. Fora isso, tem a quase onipresente tensão sexual dos personagens expressa em diversos momentos.

A história em si, gira em torno do desaparecimento de uma adolescente e o encontro de uma outra garota que foi estuprada e serialmente ferida, mas não se lembra de nada. O tempo todo há o mistério de quem está por trás do crimes e o livro se passa em poucos dias. Porém, quando faltavam só cerca de 100 páginas para o fim é que a filha da Malin é sequestrada (informação revelada na parte de trás do livro) e eu pude sentir que o fim não seria tão bom.

E realmente, não é. Trata-se de um cena brutal, estranha e pesada que ao meu ver poderia ter sido feita de forma completamente diferente e ainda retratar aquilo que o autor gostaria.

Sendo assim, não é que eu não considere o livro bom. É sim. A escrita dele apesar de difícil é interessante, o suspence é bem montado e os personagens são interessantes (cada qual com sua peculiaridade). Porém, o final estragou a  minha opinião geral.
E me sentindo mais velha ainda, repito: se você tem 12/13 anos não leia esse livro. Sei que hoje as coisas são diferentes e etc mas, mesmo assim. A escrita é detalhista, pesada e não é para qualquer pessoa. Entretanto, todos temos livre arbitrio.

Acredito que para ter uma opinião formada é preciso ler o livro. Nessa resenha coloquei minhas opiniões extritamente pessoais, um pouco do feeling que sinto lendo e etc. Pode ser que para você, seja diferente. Seja completamente o oposto. Só descobre-se lendo.

Avaliação: 2,5/5

Beijos,
Ká Andrade

11 comentários:

  1. É complicado quando um livro tem uma linguagem tão pesada assim, isso limita MUITO o público que vai ler, apesar de ser condizente com o enredo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que a linguagem adulta e mais madura limite a leitura de um livro como esse. Acho que a tendência de todo mundo aqui é passar de livros adolescentes pra algo além dessa área.
      Eu fiquei bem interessada no livro e achei o máximo ele ser mais "real" do que romantizado. Com certeza vai pra minha lista!

      Excluir
  2. Como já passei dos 12 a muito tempo, tenho 31, eu achei a sinopse interessante. Nunca tive esse problema, mesmo quando criança eu lia os livros mais pesados. A bibliotecária brigava comigo, porque não era indicado para minha idade, mas dai eu pedia pra minha irmã pegar pra mim. Mas entendo a sua posição.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro e a capa e sinopse me instigaram muito! Porém, não gosto de escritas difíceis, gosto mais de livros com escrita acessível sabe? E fiquei decepcionada, principalmente por saber que o final do livro não agrada =/

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, pensei que seria melhor. :/
    beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, e pela sua resenha, nem leria rs
    Não faz muito meu gênero, sei lá =s
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que capa amedrontadora! Que pena que você deu 2,5 em 5! Esperava mais...
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro não me convenceu, acho que não vou gostar... :/

    Beijokas
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  8. Oiii..
    Poxa, este seria um livro que eu compraria com certeza, pela capa (UAU) e pela sinopse.
    Acredito que as resenhas servem para deixar o nosso ponto de vista, mas não uma base para outra pessoa. Podemos ter estilos literários completamente diferente. Por isso, gostei do seu comentário final.

    Vou anotar e procurar em breve!

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Apesar de sua opiniao nada positiva sobre o livro esse é o tipo de livro que me atrai mesmo eu detestando sabe?
    Gostei de sua resenha apesar de tudo, souber expor os pontos negativos muito bem!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  10. Pelo visto a história é boa, mas, mesmo eu sendo mais velha, acho que vale evitar esse tipo de leitura. Não tenho muito estômago para crueldade, sabe?

    Bjos

    ResponderExcluir