domingo, 15 de setembro de 2013

Livros para o vestibular!

Oi, gente!

 Eu já devo ter dito isso em alguns zilhões de posts, mas, para quem não sabe, eu repito: eu estou no terceiro colegial e vou prestar vestibular esse ano. E pensem numa pessoa que quer muito passar esse ano. É. Então que desde o início das aulas eu comecei a estudar - coisa que nunca tinha feito, diga-se de passagem - mas nem me preocupei em ler os livros que costumam cair na prova. Pensava que sou acostumada a ler muitos livros, ia ler tudo quando a prova estivesse chegando.

 Sabe quando você vê que não dá mais tempo? Sim, eu poderia ler todos os livros nesses 2 ou 3 meses que tenho até as provas, mas com tanto estudo eu não posso fazer com que a leitura seja um momento de mais estudo, ao invés de lazer. O que meus professores recomendaram é que eu leia bastantes resumos, e, como imagino que muitos de vocês também estão nessa fase de vestibular, trouxe a lista dos livros que vão cair na Unicamp/Fuvest (que, para mim, são os mais importantes) com links de resumos sobre eles. E recomendo que assistam aos vídeos, são bem curtos e didáticos e ajudam bastante!



Viagens na minha terra - Almeida Garret
Esta obra procura apresentar uma narrativa de mistérios, amores e desilusões que se entrelaçam com histórias de santos, mártires e revoluções que contam um pouco da história de Portugal.




Til - José de Alencar
Prestei o vestibular da Fuvest como treineira no ano passado e caíram 3 ou 4 perguntas sobre o livro, que eu não fazia a mínima ideia de como responder porque sequer tinha lido resumos. Pois é. “Til” é ambientado no agreste, envolto em dramas e mistérios, revelando os labores da vida rural. Sobressaem as figuras de um bandido sanguinário e de uma jovem bondosa, que prefere continuar ao lado das criaturas desamparadas, mesmo depois que é desvendado o segredo de seu nascimento.

Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
Leonardo, desde muito cedo deu as costas para a vida acadêmica e religiosa para desfrutar do ócio. Não sofre remorsos nem dores de amor, e quando é feito sargento se identifica mais com a malandragem do que com as forças da ordem. Este romance pioneiro oferece um panorama cômico e precioso do modo de vida e da moralidade incrivelmente adaptável de um país ainda em construção.
Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Narra a história de um homem morre e resolve contar, com a isenção que só a morte permite, sua vida.  De algum modo, ninguém que escreve sobre si mesmo é capaz de contar tudo, sempre guarda um certo ar de heroísmo.
O cortiço - Aluísio Azevedo
Conta diversas histórias paralelas com relação a um Cortiço de propriedade do português João Romão, entre elas a da moradora Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada que se envolve com Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, a do dono do Cortiço com a negra Bertoleza, e sua rivalidade com o rico vizinho Miranda,a de Pombinha, sua mãe D. Isabel e a prostituta Léonie, e outras mais que demonstram a natureza humana da visão Naturalista.
A cidade e as serras - Eça de Queirós
Mostra o progresso tecnológico e as novidades da parafernália moderna que seduzem a elite burguesa. Com Jacinto Galião, não é diferente. Rico, gordo e amante da vida urbana, o protagonista desta história não economiza elogios – muito menos dinheiro! – ao desfrutar dos luxos e ócios promovidos pelo entusiasmo futurista. Logo, porém, o leitor vai descobrir que todo esse burburinho de futilidades começa a cansá-lo.
Vidas secas - Graciliano Ramos
Esse livro eu li. E recomendo. É bem curto e bem escrito, mas muuuito triste. De doer o coração, mesmo. Fala sobre Fabiano e sua família, que eram pobres nordestinos vivenciando a seca e procurando um lugar digno para morarem. Retrata o sofrimento e a injustiça vivida por essas pessoas na época em que viviam. Também tem o filme, pra quem quiser assistir.

Capitães da areia - Jorge Amado
Sou apaixonada por esse livro, inclusive falei dele no Top 5 clássicos. Conta a história de alguns meninos pobres que moravam na Bahia e eram ladrões, mas o autor consegue fazer o leitor se apaixonar por eles. Quem quiser procurar, tem um filme sobre o livro, que também é muito legal.

Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade
Também o li. É uma coletânea de poemas sobre a vida, a guerra e a morte. São todos muito bonitos e eu, que nunca fui muito fã de poesia, fiquei apaixonada. 





O post ficou grande, mas espero que tenha sido útil! Me contem de vocês! Se já prestaram vestibular, se já leram esses livros...


Beijo,
Ná Mazzilli

12 comentários:

  1. Livros de vestibular, li alguns desses e muitos resumos na minha época.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  2. Desses já li Vidas Secas, que é lindo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee, tudo bem?

    época de vestibular é tenso mesmo. Já é tenso por estarmos terminando nossas vidas no colégio e isso tudo aumenta por termos que passar em algum vestibular. Minha dica é que vc tenha bastante calma e confie na sua capacidade. Espero que consiga passar para o curso que vc deseja =D Destes livros eu li Memórias Póstumas, O Cortiço e Capitães de Areia. Mas não curto essa literatura clássica brasileira não =(

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum desses, mas pretendo ler sim. Adorei as indicações. Vestibulando é bicho que "sofre". hahahah
    Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acredita que não li nenhum desse livros? Tenho muita vontade de ler Till e assim que der vou ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. José de Alencar é cearense, haha! Bem, desses, eu li só um: Memórias Póstumas de Brás Cubas. Esse ano, com minhas aulas de Literatura (eu já tinha antes, mas...), comecei a ficar mais interessada por clássicos nacionais. Só falta tempo pra ler, porque normalmente são livros mais densos, e eu sempre tô lendo outras coisas. E eu sou proteladora, então fica comprics.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente, rs. Ás vezes eu fico toda empolgada na aula, mas daí penso no tanto de livro que eu já tenho pra ler... Sou muito proteladora também ;/

      Beijinhos

      Excluir
  7. Hum...gostei das dicas. Realmente vídeo são bem didáticos e ajudam bastante. Ai euu amo a escrita de José de Alencar e ainda quero ler Vidas secas.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. De todos esses, o único em comum com as leituras obrigatórias da UFRGS é o Memórias de um sargento de milícias, que é muito bom. Eu já passei da metade das minhas leituras! Boa sorte no vestibular :)

    ResponderExcluir
  9. Oi flor,
    Lembro da epoca que estava nessa fase de pré vestibular, fiz o mesmo que você.
    Bom desejo boa sorte, fique tranquila que você vai consegui passar viu.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  10. Oi Ná, a lista é bem grande. Quando fiz vestibular eles pediram apenas 5 livros e três deles estão nessa lista também.
    Vidas Secas, O cortiço e Memórias Póstumas de Bras Cubas, caem em todo vestibular por isso é sempre bom ler antes.
    Adorei os três, são estilos bem diferentes.
    Boa sorte no vestibular.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe já leu "O Cortiço" e ela amou, até hoje ela me enche pra eu ler o livro haha
    Acho que vou dar uma chance ^^
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir