segunda-feira, 30 de setembro de 2013

No meu peito não cabem pássaros - Nuno Camarneiro

Editora: Leya
Autor: Nuno Camarneiro
ISBN: 9788580446364
Número de páginas: 192
Coleção: Novíssimos
Sinopse: O estreante Nuno Camarneiro transporta o leitor para os arranha-céus de Nova York, para Lisboa e para a imaginação de uma criança que inventa coisas que depois acontecem, em "No Meu Peito não Cabem Pássaros". Apesar dos quilômetros que separam cada um dos protagonistas, o que os une são as afinidades marcadas em suas vidas, inspirados pelo ambiente em que nasceram e foram criados, o que acaba influenciando o nascimento de um autor e a construção de seus personagens.




  Confesso que nunca tinha lido um autor português que não fosse José Saramago, e essa foi mais uma das oportunidades que o Desafio 2013 me trouxe. O livro conta paralelamente a história de três pessoas: O Fernando, um rapaz bem introspectivo que vai para Lisboa morar com a tia; o Jorge, um garoto que começa a ir para a escola e sair do seu mundinho onde vivem ele, sua irmã, seus pais e a avó; e o Karl, um homem bem pobre que está tentando a vida em Nova York. São núcleos bem diferentes, mas que me mantiveram entretida o tempo todo (sabe aquela sensação de "droga, mudou de núcleo"? com esse livro não a tive).

 A escrita do Nuno é muito diferente do que eu costumo ler (e olha que tenho um gosto bastante variado, heim?). É muito sutil e muito introspectiva, em tal ponto que o leitor não sabe se o narrador está contando algo que aconteceu, algo que o personagem pensou ou se está simplesmente dando suas próprias impressões sobre a vida, o universo e tudo mais. Confesso que algumas passagens foram além da minha compreensão, de tão metafóricas. Não sei se por conta da narrativa do autor, da língua ou falta de atenção e maturidade minha, mesmo.

 Gostei da forma como as histórias foram contadas, mais com pensamentos do que com ações e com tanta influência do ambiente sobre os personagens, que são muito solitários. É uma história bonita, melancólica e estranha ao mesmo tempo, desses que cansam o leitor, mas não de um jeito ruim. Ah! O livro tem uma infinidade de quotes bonitos e vou deixar um aqui, mas você acha outros se procurar pelos meus instagram e facebook.

Avaliação: 4/5


"Lá fora vai um mundo de outros que fazem milhares de gestos necessários: caminham, comem, respiram e vivem as vidas que podem viver. A vida é uma dádiva que requer manutenção, precisa de gestos pequenos como dar corda ao relógio ou sorrir a quem passa."

PS: Essa resenha faz parte do Desafio literário 2013 para o mês de Setembro, cujo tema é Autores portugueses contemporâneos ;)


Beijos,
Ná Mazzilli

3 comentários:

  1. Gosto de livros com quotes bonitos haha. As capas dessa coleção são muito bonitas e todos falam muito bem sobre as histórias. Eu quero ler, não sei se vai ser em um futuro próximo, mas está na lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom, eu não conhecia.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Hum...gostei! Uma história bonita, melancólica e estranha ao mesmo tempo...lembrei de Cem anos de solidão. Acho que gostaria muito de ler esse livro.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir