quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O livro das pricesas - Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza

Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403254
Número de páginas: 288
Sinopse: "Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.) Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis"

Essa resenha pode conter spoilers dos contos!


Vocês pediram e aqui está a resenha desse livro encantador! É um livro diferente, que trás quatro contos de autoras diferentes, sendo duas brasileiras (Paula Pimenta e Patrícia Barboza) e duas americanas (Meg Cabot e Lauren Kate), o que foi uma ideia incrível, pois cada uma escolheu uma das famosas princesas dos contos de fadas para se inspirar e criar o seu próprio conto de uma maneira mais atual. Comentei em um vídeo que falaria sobre cada conto separadamente, então vamos começar:
Eu estava com muita saudade de ler Meg Cabot, então fiquei muito contente em começar o livro logo pelo conto dela que era sobre A Bela e a Fera, chamado "A Bela e o Monstro". Achei o mais criativo, pois a história se passa em um cruzeiro e as explicações que ela dá quanto à Fera são bem diferentes e me pegaram desprevenida. Contudo, todo o romance se desenvolveu muito rápido e se tivesse se prolongado um pouco mais, quem sabe teria um acabamento melhor. Mas foi o suficiente para me motivar a ler o próximo conto logo em seguida.
"Princesa Pop" é o conto sobre a Cinderela da Paula Pimenta, e mesmo sendo bastante longo (para os padrões de conto), me agradou muito e acredito que tenha sido meu favorito. Paula trouxe temas bastante atuais  (redes sociais, famílias e vida moderna) que consistem com a história original e construiu uma personagem de grande personalidade (que trabalha como DJ!) que conseguiu me cativar durante a leitura, além de mais uma vez babar pelo mocinho/príncipe criado.
Aurora, a princesa de A bela adormecida (e a minha princesa favorita!) foi a escolhida por Lauren Kate para estrelar seu conto. Nunca tinha lido nada da Lauren Kate, e acho que essa não foi a melhor maneira de começar. O conto "O eclipse do unicórnio", é diferente por alternar a narrativa entre os mocinhos e se passar durante uma viagem à Paris, mas além disso, ele também é mais fantasioso e poético, e ainda que todos os contos de fada o sejam, esse fugiu mais da realidade em que vivemos e de como as outras autoras estavam retratando suas princesas. O foco também não foi na princesa, e por essa ser a minha preferida, fiquei bem decepcionada com isso!
Por fim, temos o conto da Patrícia Barboza, "Do alto da torre" que trouxe uma mensagem muito bonita do que é realmente ser uma princesa. Apesar de eu ter sentido esse conto como mais infantil (tanto na maneira da Patrícia escrever quanto no enredo) do que os demais, ele foi muito bem retratado e ficou bem fofo, porque afinal, atualizar a Rapunzel não é coisa fácil, não é? Apesar de ter começado meio relutante, no final acabei gostando dele.

Avaliação: 4/5

Beijo,
Nic Kloss

6 comentários:

  1. Mesmo sendo menino, confesso que quero muito ler esse livro. Gosto de contos de fadas, embora prefira histórias como a do Peter Pan ou João e Maria. Mas releituras de contos de fadas são demais e a ideia de misturar um pouco do que a de melhor do nacional com o estrangeiro também foi super positivo. Preciso ler! - Felipe (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse, tô morrendo de vontade de ler.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito bom
    Amo esse tema de princesas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu vi vários comentários falando que o livro decepcionava um pouco, o seu foi o primeiro a realmente elogiar os contos. Não sei ainda se eu vou ler, mas se um dia a oportunidade surgir eu não vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, principalmente pela Patricia que amo a escrita dela. Que bom que você gostou.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. To doida pra ler esse livro. A capa é fofa e os contos com certeza, também são *-*
    Beijoo

    marinaalessandra.blogspot.com

    ResponderExcluir