domingo, 15 de dezembro de 2013

Eu me chamo Antônio - Pedro Gabriel

Autor: Pedro Gabriel
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 192
ISBN:  9788580574357
Sinopse: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada. A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda. Os guardanapos que inspiram milhares de pessoas na internet agora estão reunidos numa caprichada edição, novo lançamento da Intrínseca.

"Desista. Mas desista aos poucos para dar tempo de não desistir."

Incrível não chega perto de como eu posso definir esse livro. A obra, que traz Antônio e toda a sua vida e sentimentos retratados em guardanapos em um bar, podia ser a descrição da minha ou da sua vida. É simples, mas verdadeira. E esse foi um dos pontos fortes que fez com eu me apaixona-se ainda mais pelo livro.

Pedro Gabriel possui o domínio das palavras que pouquíssimos no mundo tem. Ele sabe encaixá-las, para deixar ali algo subentendido que é incrivelmente mágico. Eu já acompanhava seus posts no facebook, mas ainda me surpreendi com a mágica do livro. Frases maravilhosas, que deixam o duplo sentido e que retretam de coisas pelas quais todos nós passamos.

Optei por ler o livro de uma vez só, mas toda vez que tenho vontade, abro numa página qualquer e leio-a. Muitas vezes, encontro na frase um conforto. Sem dúvidas, é possível experimentar as mais diversas fases do Antônio em diferentes momentos da vida.

Enfim, não há muito o que falar. Não é uma história linear, nem nada disso. São fatos corriqueiros, sobre o amor, a vida e as pessoas. Acho que isso é ainda mais legal, o fato de ser uma obra... real. Recomendo muitíssimo, à todos.

Avaliação: 5/5

Não esqueçam de participar da promoção 2013 Triplo que presenteará um dos ganhadores com essa obra maravilhosa autografada! Basta clicar AQUI.

"A saudade só deveria bater em retirada."

Beijos,
Ká Andrade

5 comentários:

  1. Oi Ká, tudo bem?

    Já folheei esse livro na livraria e vi que ele é bem diferente e fiquei super curiosa. E ele é tão quadradinho, menor que os outros livros, achei bem criativo. Ainda não tive a oportunidade de comprá-lo, mas espero fazer isso em breve

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro! Achei ele bem diferente, o tamanho, a capa é linda! E até hoje só vi críticas positivas, espero adquirir o meu logo, ou ganhar aqui no sorteio! kkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem interessante!
    Espero consegui-lo no sorteio!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a premissa da história bem diferente e só tenho ouvido elogios ao estilo do autor. Acho que mais pelo fator de ser algo inusitado, estou bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  5. vi umas poucas páginas dessa obra, e pelo que entendi, o autor é um grande poeta das ruas, só frases ótimas inteligentes que todos deveriam ler para refletir e se identificar.
    vontade de ter esse livro não-convencional!

    ResponderExcluir