domingo, 19 de janeiro de 2014

Cadê você, Bernadette? - Maria Semple

Autora: Maria Semple
Editora: Companhia das letras
Número de páginas: 376
ISBN: 9788535922936
Sinopse: Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.


O exemplo perfeito de livro que me ganhou pela capa é este. É simplesmente divina. E com uma história louca dessas é praticamente impossível não gostar deste livro.
Bernadette é uma mãe fora do comum que evita qualquer tipo de socialização - está surtando com a viagem que fará com a filha e o marido para a Antártida - e esconde muitos segredos, a serem descobertos no decorrer do livro. É uma personagem única, hilária e complexa, mas consegue cativar o leitor com o mínimo de esforço, apenas com a sua espontaneidade, e ao sumir, só me deixou mais intrigada para descobrir mais sobre essa mulher intrigante.
O livro é um relato da filha Bee tentando encontrar a sua mãe, e para isso junta bilhetes, artigos de revistas, e-mails, faxes, cartas, arquivos médicos, a sua própria narrativa dos acontecimentos e até arquivos do FBI. Não podendo contar com o pai ausente e focado no trabalho, Bee se esforça parar entender o que estava acontecendo na vida de Bernadette antes de seu sumiço, e mostrar a todos que sua mãe não é a maluca que acreditam.
A narrativa da autora é instigante! Foi escrito com uma originalidade e de uma maneira impecável que me deixou viciada na leitura e sempre querendo saber o que continha no próximo e-mail/arquivo/bilhete que viria a ser mostrado.No começo pode ser um tanto quanto confuso o motivo que a história é contada deste jeito, mas tudo fará sentido no final, já que aqui cada detalhezinho tem uma grande importância na trama. 
É uma pena que o livro não tenha a sua divisão em capítulos, ainda que seja divido em 7 partes (grandes), pois prejudica a leitura daqueles que, como eu, não gosta de parar a leitura no meio dos acontecimentos.
Ainda com toda essa loucura, é um livro muito inteligente e com uma mensagem muito legal, que vale a pena ser lido.

Avaliação: 4/5

Beijo,
Nic Kloss.

8 comentários:

  1. Nunca tinha parado para ver do que se trata esse livro, mas
    lendo sua resenha percebi que me interesso pela ´premissa, parece ser uma boa estória, vou tentar ler.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro também me ganhou com a capa também e eu acabei adorando a história! É original, divertida e muito viciante. Adorei os personagens e amei que a história é tão boa quanto a capa haha.

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaah , nunca tinha ouvido falar desse livro . Mas atraves da sua resenha , pretendo procurar mais e mais sobre ele. hueheuehe' Linda , amei seu blog e ja estou seguindo , retribui ?
    Aguardo sua visita e seu cmentario tbm no meu blog , beijos
    www.beijodacamyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem divertido
    Começando pela capa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu to muito ansiosa pra ler esse livro, tudo nele me chama a atenção, e essa capa é muito linda!
    Adorei a resenha, beijoo
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu achei esse livro FANTÁSTICO! Realmente, os capítulos em si são grandes, mas eles tem várias subdivisões e isso me ajudou bastante na leitura. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Não me chamou muita atenção, mas acho que leria.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Sou super curiosa com relação a esse livro. Ainda não li uma resenha negativa sobre ele. O engraçado é que lendo as resenhas sobre ele, sempre penso que parece meio bobo, mas todo mundo fala que ele é surpreendente e fantástico. Mesmo com a curiosidade fico na dúvida entre ler ou não, mas acho que vou acabar cedendo e comprando.,

    Beijos
    Caline - /mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir