terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O substituto - David Nicholls

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-378-7
Número de páginas: 320
Sinopse: Recentemente divorciado, Stephen C. McQueen (nenhuma relação com o Steve McQueen famoso) tem um talento especial para a falta de sorte. Ele também tem um casamento falido, uma carreira estagnada, uma ex-mulher  extremamente crítica, uma filha distante, um apartamento horrível no mais afastado subúrbio de Londres... mas todos esses elementos patéticos parecem pouco diante de seu mais novo tormento: Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo.





 Adoro a escrita do David Nicholls. Falei isso na resenha de Resposta certa e na resenha dupla de Um dia que eu e a Nic fizemos, mas falo de novo pra ressaltar. É uma narrativa muito envolvente, do tipo que te faz rir e refletir ao mesmo tempo. Gosto como ele trata sempre sobre as voltas que o mundo dá e quantas coisas ruins podem acontecer a uma pessoa - e nos faz rir disso.

 Os livros do autor são, pra mim, sobre rir da desgraça alheia. E o Stephen, protagonista desse livro, é o típico cara para quem tudo dá errado, de um jeito muito engraçado. A história tem vários momentos surpreendentes, e os personagens são bem construídos - eu mesma me apaixonei pela Nora e fiquei com raiva do Josh.

 Mas esse foi, dos três, o livro que menos gostei do autor. Achei a história fraca, a trama demorou muito para se formar e o final do extremamente clichê. A leitura em si foi divertida, mas passou como se não tivesse acrescentado nada, e me decepcionei com a maneira como as coisas se resolveram. Esperava mais, apesar de continuar adorando o autor.


Avaliação: 3.5/5

"-- Porque onde quer que você esteja, não importa quem esteja com você, eu sempre sei que você é a melhor pessoa no pedaço. A mais inteligente, mais engraçada, mais sábia, a pessoa com quem mais desejo conversar e ficar junto. A melhor. De longe. Ninguém chega nem perto."

Beijo,
Ná Mazzilli 

9 comentários:

  1. Ainda não conheci os livros do David. Tenho Um Dia, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Realmente leio criticas não mt boas sobre O Substituto. Ri quando você falou que os livros do Nicholas são sobre rir da desgraça alheia =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei esse livro em uma promoção, mas ainda não chegou. Eu li Resposta certa e Um dia, gostei bastante de Um dia, mas Resposta certa foi decepcionante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Acredita que nunca li um livro desse autor??
    Pois é, quando eu ler alguma coisa já que sei não vou começar por este livro, rsrs. Você não gostou e trama fraca comigo não rola =).

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca lia nada do autor, mas quero muito. Engraçado que vi uma resenha desse livro recentemente falando praticamente a mesma coisa que esse é um dos livros mais fracos do autor. Sinceramente não tenho muito interesse em ler esse.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom?
    Eu li Um Dia do autor e simplesmente amei, um dos melhores livros que já li! Comprei Resposta Certa, mas vi tanta gente reclamando que estou adiando a leitura há séculos.
    Realmente, a escrita dele é demais! Se O Substituto for pelo menos metade do que foi Um Dia, sei que vou amar o livro!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro do autor;
    Não curti muito a sipnose :s

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li Um dia do autor e amei
    Imagino que esse seja tão bom quanto o outro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Dele eu só li Um dia e gostei bastante.
    Quero ler outros pra ter uma conclusão melhor do autor.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  9. Oieee! Passando aqui para desejar uma ótima tarde e também convidar para conferir a nova postagem lá no blog.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir