sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ouro - Chris Cleave

Autor: Chris Cleave
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 334
ISBN: 9788580573565
Sinopse: Kate e Zoe se conheceram aos 19 anos, nas eliminatórias de um programa para jovens talentos do ciclismo de elite — um esporte que exige foco e comprometimento. Após mais de uma década, aos 32 anos, elas se preparam para enfrentar a última e mais grandiosa prova de suas vidas: os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Amigas e também grandes rivais, Kate e Zoe são atletas no topo do ranking, lutando para vencer a competição mais importante do mundo.












 Li Pequena abelha, o livro mais conhecido do autor, no final de 2011, e inclusive falei sobre ele em um Nem tão teen. Mesmo algum tempo depois, continuava me pegando pensando na história ás vezes e por isso fiquei doida pra ler o livro novo do autor. Eu não sabia sobre o que se tratava, mas logo nas primeiras páginas descobri que estava dentro do universo do esporte e, apesar de ter sido atleta, nunca tinha lido um livro com essa temática.



 A escrita de Chris Cleave continua ótima: é simples e bonita ao mesmo tempo. Ele conta a história resgatando acontecimentos do passado para explicar os do presente, e isso fez com que eu me envolvesse com os personagens e entendesse o porquê de cada um ser como é, ainda que tenha minha preferida. Durante o livro todo o autor me fez para pra pensar várias vezes sobre questões que todo mundo um dia se faz, e algumas metáforas mexeram bastante comigo.



 O grande problema do livro, no meu ponto de vista, é que a história é muito carregada. Ainda que a intenção fosse um drama, achei que o auto exagerou. Todos os personagens passavam o tempo todo por desgraças, e cheguei ao ponto de falar "ah, tabom que isso ia acontecer na vida real" porque parecia aquelas cenas de novela em que tudo dá errado pro bonzinho.



 Foi interessante acompanhar a vida dos personagens, mas só isso. Por mais envolvente que a narrativa fosse - e era -, senti que o autor se enrolou, criou vários nós sem objetivo nenhum pra no final tudo se resolver magicamente da única maneira como era possível. A forma de contar a história é boa, como eu esperava, mas ela em si ficou exagerada e sem propósito, o que acabou me decepcionando bastante.



Avaliação: 3/5


"Agora que o jogo era a vida real, de repente ficou fácil para Zoe perder. Ela seria impotente num mundo onde a vitória dificilmente era completa e a derrota costumava ser negociável."
Beijo,
Ná Mazzilli 

12 comentários:

  1. Fiquei curiosa rsrsr. parece ser bom.

    refletindomake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar desse livro, mais não sei se curtiria o enredo... =/
    beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OI Ná, gosto de ler um bom drama mas o autor tem que conseguir escrever de forma a convencer o leitor. Não pode ser nada exagerado ou desproporcional ao que seria real. Sempre tive muita vontade de ler Pequena Abelha, parece ter uma história bem comovente e marcante. Quanto a Ouro, não me empolguei nadinha.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bom?
    Eu nunca li Pequena Abelha e nem tenho vontade, na verdade. E esse livro também não me chamou muito a atenção, apesar de ter uma capa linda! Não gosto muito dessas histórias de esporte e tal.
    Pelo menos o autor tem uma escrita boa ne, pelo que você disse, então quem sabe eu mude de ideia e decida ler Pequena Abelha =)

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto este livro entre os lançamentos e o autor é tão bem recomendado que fiquei curiosa, mas estou de férias e nesta época do ano prefiro ler livros mais descontraídos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pequena Abelha foi uma decepção para mim. Não que eu não tenha gostado, mas esperava bem mais.Eu gosto muito da capa desse livro, mas não sei se leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas não me chamou muito atenção.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. A sinopse desse livro não me chamou muita atenção e eu costumo não gostar quando o autor carrega demais no drama a ponto de ficar surreal. Eu quero ler Pequena Abelha, mas acho que vou deixar 'Ouro" fora da minha lista

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro do autor
    Mas as recomendações sempre são muito boas
    Assim como as suas, gostei das dicas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada desse autor, mas, confesso que me chamou muita atenção... apesar de todo esse drama exagerado que você comentou! Talvez isso me incomode um pouco, mas, ainda assim anotei a sugestão! Uma coisa que não podia deixar de comentar é a capa, que é simplesmente perfeita! ótima resenha ^^

    Beijos
    Polly
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e não me interessei muito pelo enredo,
    sinto que a leitura tenha te decepcionado.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem um baita tempo que comprei Pequena Abelha e até hoje não consegui ler....com certeza irei querer ler este também!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir