domingo, 25 de maio de 2014

Correr ou morrer (Maze Runner #1) - James Dashner

Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
ISBN: 
9788576832478
Número de páginas: 426

Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 



Incrível! Não há melhor palavra para descrever esse universo maravilhoso, com uma ideia singular e personagens tão marcantes e excepcionais. Gosto muito de distopias e esta aqui, foi uma que me fez ficar presa à leitura do começo ao fim.

Tudo é confuso. Quanto Thomas sai de uma caixa preta, em um lugar desconhecido que só tem garotos e sem lembrar de nada - além de seu nome - ele fica confuso e perdido. Mas há experiência. E há muito mais. Tem garotos ali há quase dois anos que conhecem muito bem a clareira e seu funcionamento. Além disso, todos estão na mesma situação. Chegaram sem passado e tem vivido o presente, em busca de um futuro.

Na clareira tudo funciona muito bem e cada um tem sua tarefa. Thomas, por ser novato, passa a conhecer cada uma das atividades mas em seu intímo ele sabe o que quer fazer - quer ser um corredor, que explorar o labirinto. Cercada por muros que fecham à noite, a clareira tem uma porta direta ao labirinto, local que os garotos vem explorando em busca de uma saída.

Porém, há uma razão para eles serem tão organizados e precavidos. Principalmente, há uma razão fortíssima para eles não ficarem no labirinto à noite para notar suas mudanças e o buscarem algo que os tire dali. À noite, os Verdugos - criaturas nojentas, com garras e força extrema - aparecem e não perdoam aqueles que se perdem.

Então é isso. Thomas é o novato almejando alto (ser um corredor) e vivendo da mesma forma que os outros: procurando uma saída. Contudo, há uma mudança drástica quando Teresa chega. Uma menina. Com um bilhete avisando que é a ultima e que tudo irá mudar. E principalmente, uma garota pela qual Thomas aparentemente tem uma conexão poderosíssima.

Narrado em terceira pessoa, você entra nesse mundo incrível e unico, onde há criaturas estranhas, adolescentes sem lembraças do passado, confusos e disturpados. O que esses garotos não sabem é que existe uma razão especial para eles estarem onde estão, sendo quem são e a saída pode ser sua chance de conseguir respostas.

O que posso dizer é: aventurem-se! Não tenho a menor dúvida que vocês ficarão envolvidos nas mudanças que Thomes e Teresa irão causar e o que acontecerá com todos esses garotos (e garota) que só querem sobreviver.

Avaliação: 5/5

Beijos,
Ká Andrade

6 comentários:

  1. Título super sugestivo , e que bom que o livro é envolvente adoro livros que me prendam ♥

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito, muito ler esse livro! Só vejo comentários positivos e estou louca para conferir por mim mesma <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Ká!

    Falou tudo! Você entra nesse mundo de cabeça e o ritmo é alucinante. O leitor fica confuso com Thomas. Terminei esse livro no sábado, mas ainda não fiz a resenha. O livro me prendeu do início ao fim e já estou curiosa pela continuação. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro não faz muito meu gênero, mas ainda sim achei a trama instigante, então pode ser que um dia eu me arrisque a lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já está nos meus desejados faz tempo, mas ainda não comprei pq estou tentando ler os que tenho aqui primeiro... Mas te falo que tá cada dia mais difícil me controlar pra não comprar a série toda de uma vez, viu!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  6. Esse livro já está a um bom tempo na minha lista de desejados :3 Comprei o segundo da série xD por 10 reais na bienal e agora o coitado está aqui encostado esperando eu comprar o primeiro.

    http://www.masquelivro.com/

    ResponderExcluir