terça-feira, 10 de março de 2015

Livro X Filme: Simplesmente acontece (Love, Rosie)

Há muuuuitos anos eu ansiava loucamente para ler o livro da Cecelia Ahern chamado "Where rainbows end". Muito antes até de saber da existência de P.S. Eu te amo (que ainda não li) e ter lido apenas o livro mais desconhecido da autora: Aqui é o melhor lugar. Infelizmente, nunca achei a versão em inglês para comprar, mas em 2014 ele foi traduzido (mas fiquei tão triste que mudaram o título!) e tive a oportunidade de ler e também assistir ao filme baseado no livro, lançado recentemente no cinema, no dia 5 de Março.

Página no Filmow
Página no Skoob








X











Simplesmente acontece é exatamente aquela história que todo mundo precisa conhecer, que pode parecer óbvia mas não deixa de encantar qualquer pessoa! Afinal, Alex e Rosie são grandes amigos de infância, que acabaram nunca se distanciando enquanto cresciam ainda que tivessem suas diferenças e empecilhos na amizade.
Primeiramente, sobre o livro, eu sempre gostei muito do estilo de escrita da Cecelia Ahern. Nesta obra em especial, ele é diferenciado, já que a trama inteira é narrado em forma de cartas, e-mails, mensagens de texto, bilhetes e coisas do gênero, mas não deixa de ter a simplicidade e sagacidade da autora em conseguir abordar os mais diferentes assuntos retratados nesta obra de maneira comovente, séria ou descontraída, conforme a situação exige, e conseguir manter pela longa narrativa temporal um ritmo de leitura que não se torna em momento algum cansativo.
Já o filme deixou um pouco a desejar para mim, pensando comparativamente com o livro, por ter sido uma história bem mais "rasa" do que o original apresenta, deixando de lado vários personagens e acontecimentos importantes para a construção da personalidade dos personagens, e a inserção de outros que sempre são bem-vindos no mundo do cinema para dar uma dramatizada a mais em qualquer história. Mas não deixa absolutamente nada a desejar na questão de produção, com figurinos, trilha sonora e fotografia maravilhosos! Não há como contestar que essa é uma escolha leve e perfeita de comédia romântica para reassistir várias vezes em dias de chuva.
Um dos meus pensamentos mais recorrentes durante a minha leitura era como um livro narrado inteiramente em cartas, e-mails, mensagens de texto, bilhetes e afins pudesse ser reproduzido cinematograficamente sem perder a essência que está tão presente nessas formas de comunicação. E confesso que mesmo não tendo se aproximado de como eu tinha imaginado, acabei ficando satisfeita com o resultado. Apesar de eu achar difícil considerar esse filme uma adaptação literária, e pensar nele mais como um filme independente que com uma "mesma base" pois as modificações foram diversas, ainda que tenha se mantido a essência do original e as alterações feitas fossem necessárias para manter o filme interessante, envolvente e com uma simplicidade mais fácil de ser transmitida. E só se tornou mais completo dentro das possibilidades, pela escolha dos atores para interpretar os personagens principais, não consigo pensar em dois atores melhores do que Lily Collins e Sam Claflin.

"Em todo o caso, minha questão é a seguinte (sim, sim, eu sei, tem uma questão): não quero ser uma dessas pessoas de quem as pessoas se esquecem com facilidade, que era tão importante naquela época, tão especial, tão influente e tão querida e, mesmo assim, anos depois se torna apenas mais um rostinho vago e uma lembrança distante. Quero que sejamos amigos para sempre, Alex."
Beijos,
Nic Kloss

10 comentários:

  1. Olá!

    Sou louca pra ler esse livro! Mas não sei se veria o filme, já que todas as vezes que um livro vira filme, a história sempre fica meio rasa...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro, mas não é aquela vontade imensa, vou deixar para depois hehe. O filme não sei se vou ver, depende do quanto eu gostar do livro. Já li 3 livros da autora, dois eu gostei muito e o outro nem tanto. Espero gostar desse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Auunw, eu simplesmente estou louca pra ver o filme e ler esse livro,ai ai.Tanto porque eu e meu namorado somos melhores amigos e nos identificamos taaaaaaaaanto com a história maluca que os dois passam :)


    Me deu mais vontade ainda ahahhah

    beeijinhos
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nic

    Assisti o filme essa semana e apesar de ter curtido bastante, o fato de conhecer a história pelo livro me fez perceber que eles realmente foram muito "rasos" na abordagem do filme. Os atores tem uma química ótima, mas eu esperava bem mais da história.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Essa história é mesmo apaixonante, isso que eu nem li o livro ou assisti ao filme hehe. Tanto que li sobre ela e as vezes que assisti ao trailer, me motivaram a ir aos cinemas.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  6. Estou vendo várias amigas blogueiras comentando sobre as diversas diferenças entre o livro e o filme. Estou lendo o livro atualmente e estranhando um pouco essa de tudo ser apenas mensagens e tal. Acho que fica faltando um pouco aqui e ali e tem acontecimentos que passam muito rápido eu fico irritada. O filme ainda não vi e o farei depois que terminar de ler. Vamos ver no que dá.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Estou bem curiosa pra ver esse filme, o livro eu não tenho, mas tenho vontade de conhecer a escrita da Cecelia, ela é simplesmente ótima <3. Estava com um pé atrás com a escolha do elenco, mas você elogiou tanto os dois que fiquei mais animada.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nic,
    Ah por isso sempre fico indecisa entre ler primeiro ou depois haha
    Realmente, todo mundo ta comentando que é uma adaptação que deixa muito a desejar, e estranho porque a autora produziu e tals
    Mas foram espertos em pegar dois atores da moda pra ser o casal principal, público garantido!

    bjs e tenha um maravilhoso final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oi Nic!
    Vou assistir ao filme essa semana ou semana que vem, achei a proposta muito fofa. *-*
    Adorei saber sua opinião sobre o livro e descobrir que é narrado por cartas, bilhetes e afins. Já li um livro nesse estilo (@mor) e adorei!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. O filme é muuuuuuuuiiiiiiiiiiiitooo bom. Lindo!!

    Já que o livro é sempre mais recheado e com muito mais detalhes, imagino que será muito melhor!!

    Beijos!

    ResponderExcluir