domingo, 30 de agosto de 2015

O rei do picles - Rebecca Promitzer

Autora: Rebecca Promitzer
Editora: Cia das letras
Ano: 2010
ISBN: 9788535917574
Número de páginas: 328
Sinopse: A cidade de Elbow é conhecida por apenas duas coisas: chuva e picles. Chove todo dia em Elbow, principalmente no verão, e sem parar. E é de lá que vem o Chili Herman Língua do Diabo, o picles mais potente já criado pelo homem e o prato oficial da cidade. Mas Bea e seus amigos - as únicas crianças que não foram viajar nas férias de verão - vão descobrir que Elbow tem um terceiro ingrediente: mistério.





 Comprei esse livro na Bienal do ano passado (assiste o vídeo das compras!), na maior pressa, simplesmente porque achei o título engraçadinho e tinha um "9,99" colado ali na capa. Pensei que seria uma história infantil, bem leve, que eu pudesse sentar e ler o livro todo numa tarde.

 Dava pra fazer uma coleção com todas as resenhas em que eu conto que o livro não era nada do que eu esperava, né? Pois é. Comecei a ler e, confesso, a história não me prendeu no início. Já deu pra perceber que não seria tão bem humorado quanto eu imaginava, porque a Bea começa contando que mora com a tia porque seus pais não estão mais presentes... Enfim, demorei bastante pra engatar na leitura e, mesmo depois que peguei o ritmo, levou um bom tempo até que eu terminasse o livro.

 A história é fantástica. O mistério é muito bem construído, e vai se desenrolando bem aos pouquinhos, de um jeito que o leitor se sente levado pela mão pela autora, vendo cada detalhe que acontece criar mais perguntas. Não dá pra contar aqui o tanto de coisa que se envolve na trama, desde os problemas pessoais de cada uma das crianças até questões sociais muito mirabolantes.

 Eu gostaria muito de ler a versão original, porque algo me incomodou muito e eu não sei dizer se o problema foi com a autora ou com a tradução. Muitas frases pareceram estranhas pra mim, um pouco confusas, e com certeza foi isso o que fez a leitura me tomar tempo, porque eu relia várias vezes a mesma frase.  Não sei se eu é que sou fraca de interpretação, mas vi coisas como "ele entortou o olhar" e fiquei tentando entender, mas não consegui...

 O livro tem fantasia - bastante -, mas ao mesmo tempo é quebra-cabeça perfeito, que se encaixa e faz total sentido. Acho que a história é considerada infanto-juvenil, mas eu não daria pra uma criança ler, porque a narrativa me deixou com medo, pra ser sincera, e além disso o tema não é totalmente leve. Mas, pra quem curte um suspense, recomendo muitíssimo o livro: é divertido, intrigante e muito inteligente.


"'É difícil quando você é parte criança e parte adulta', pensei comigo mesma. Como você ia saber com o que pode ficar matutando e com o que não pode? Como você ia saber quando pode ficar com medo e quanto tem que ser corajosa?"

Avaliação: 4/5


Beijo,
Ná Mazzilli

PS: Essa foi mais uma leitura que fiz durante a Maratona literária de inverno! Contei tudo o que li no vídeo, assiste lá =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário