domingo, 28 de abril de 2013

O verão que mudou minha vida - Jenny Han

Autora: Jenny Han
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501088628
Número de páginas: 288
Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...



Tanaaaan!



Eu tinha planejado ler O palácio do inverno esse mês para o desafio literário, mas comentei no último OQVEL que a leitura não estava fluindo e... Bem, no dia 24 eu me dei conta de que se não lera o livro em 15 dias, não conseguiria ler em 6. Aí eu entrei em desespero porque não daria pra comprar nada novo e eu não queria furar o desafio, então saí procurando livros com qualquer estação do ano e acabou que O verão que mudou a minha vida já estava no meu kindle! Então, é, foi meio que a única opção.



 O livro me surpreendeu de um jeito bom. É a história de Belly, uma menina como eu e você que passa as férias na praia com sua mãe, seu irmão, a Susannah - uma pessoa linda! - e os dois filhos dela. Todos passam os verões na mesma casa de praia todos os anos, mas esse ano é diferente. Eles estão crescendo e descobrindo o amor, os relacionamentos e a realidade, que nem sempre é como pensávamos que seria.



 A escrita é simples e deliciosa, o que me fez ler a história toda em dois dias sem nem ver as páginas passarem. É muito envolvente, do tipo que sempre deixa uma questão no ar para que o leitor continue lendo e lendo e lendo. Além do mais, gosto dos personagens, porque conheço pessoas como cada um deles, e porque eles erram bastante e são bem bobos ás vezes, como todo mundo.



 Eu adorei tudo... até o final. Tive vontade de esbofetar a Belly por ser tão estupidamente adolescente. Me identifiquei com ela durante a história toda (também fui criada entre meninos, aliás), mas nas últimas páginas eu só queria contar pra ela que ela estava sendo bem burra. Essa é uma trilogia, e estou com medo do que está por vir. Ainda assim, quero ler a continuação, mas pretendo comprar os livros físicos para tê-los comigo.



 É uma história alegre, doce e complicada. Como adolescentes em férias de verão.


Avaliação: 4/5
"Fiquei me perguntando se seria possível afastar o sofrimento de alguém com beijos. Porque eu queria fazer isso, afastar toda a tristeza dele, consolá-lo, fazer o menino que eu conhecia voltar."
PS: Essa resenha pertence ao Desafio literário 2013 do mês de Abril, cujo tema é Uma ou mais estações no título.


Beijos, 
Ná Mazzilli

13 comentários:

  1. eu já tinha tinha ouvido falar deste livro..
    gostei da resenhar, livros adolescente as vezes fazem bem; com a nostalgia de 'nossa, eu era burra assim tambem?!' rs adoro.

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler O Verão que Mudou a Minha Vida e Sem Você Não é Verão! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Só vejo elogios a esse livro. Ainda não li mais morro de curiosidade. Adoro livros com a leitura leve ^^
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Que resenha graciosa assim como me parece ser o livro. Puxa, sabe que eu até fiquei interessadas em ler esse enredo? Não costumo empolgar nessas temáticas mas, nessa daí eu bem que gostei.

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida.

    Ainda não conhecia esse livro, mas confesso que o compraria pela capa, sério! Eu amo histórias de praia, você não tem noção. Talvez porque minha infância e adolescência tenham sido vividas na praia - não apenas nos verões. Ai, saudade... E gostei do enredo também, apesar de protagonistas irracionais me irritarem muito. Hahaha!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mais adoro esse tipo de enredo, me agradou bastante ;)
    Leria com certeza!
    Beijos
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar desse livro bem antes
    E há bastante tempo tenho muita vontade de ler
    Mas ainda não tive oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro esse mês mesmo, mas não consegui me envolver na história.
    Em grande parte por causa de Belly. Como ela me irritava! Até mesmo o nome dela soava errado nos meus ouvidos, vai entender.
    Achei a leitura fluída também, mas o enredo em geral não me prendeu (apesar de ter lido em poucas horas também).
    Legal ter opiniões diferentes :) Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sério que sua leitura de O Palácio de Inverno não estava fluindo? Nossa, eu AMO esse livro. <3 Seja forte, você consegue!
    Que delícia que parece ser esse livro. Morro de vontade de lê-lo, todo mundo fala super bem. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Adoro suas resenhas =) Já ouvi falar muito bem desse livro!
    beijos

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  11. Oi Ná!
    Esse livro parece ser uma leitura super gostosa! Quero ler ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu também não gostei desse final... ahahah
    Prefiro o final dos outros dois livros...
    Eu até que gostei da trilogia, mas não sei, senti muito falta do Conrad em várias passagens dos livros.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro bem gostoso de ler.

    ResponderExcluir